Inserção de profissionais de Educação Física no Sistema Único de Saúde

história, avanços e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.122874

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Trabalho, Formação Profissional, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este ensaio explora a configuração histórica da Educação Física (EF), destacando as suas aproximações e distanciamentos com a saúde pública, e discute os aspectos críticos da incorporação do profissional de EF no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente configurada como componente escolar, a EF expandiu seu campo de atuação para o Esporte/Lazer e, mais tardiamente, para a Saúde, quando as práticas corporais/atividades físicas (PC/AF) foram incorporadas por políticas públicas de saúde. Numericamente insuficientes no SUS, os profissionais de EF são formados a partir de um modelo ancorado em discursos preventistas e comportamentalistas, que desconsideram a determinação social dos processos saúde-doença. O núcleo da EF precisa transcender a prática baseada na prescrição de PC/AF sob o pretexto único de aumento do gasto energético para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, e os processos de formação precisam ser direcionados para a compreensão da saúde enquanto direito.

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

OSSODA MOURA BANDEIRA, R. .; MAGNAGO, C.; RODRIGUES FREIRE FILHO, J. .; CASSANHO FORSTER, A. . Inserção de profissionais de Educação Física no Sistema Único de Saúde: história, avanços e desafios. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28048, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.122874. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/122874. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios