Movência

um elogio à Educação Física e ao Esporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.121546

Palavras-chave:

Movência, Educação Física, Esporte, Epistemologia

Resumo

O ensaio apresenta alguns dos desenvolvimentos da noção de movência e justifica o seu alcance para pensar a Educação Física e o Esporte, bem como suas relações. Inicialmente, são sumarizados alguns dos posicionamentos teóricos sobre a Educação Física e o Esporte em nosso campo. Na sequência, se contextualiza o aparecimento do conceito de movência na trajetória do autor, para, no próximo tópico, defendê-lo como um universal antropológico. Finalmente, busca-se a partir da teoria da movência esboçada apontar o alcance da Educação Física e do Esporte como sistemas de conhecimento na contemporaneidade. Conclui-se que a movência expande o entendimento de Educação Física e Esporte, além de permitir equacionar alguns dos reconhecidos problemas epistemológicos de nosso ofício.

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Biografia do Autor

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) -  Centro de Ciências da Saúde

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

SOUZA, J. de. Movência: um elogio à Educação Física e ao Esporte. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29004, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.121546. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/121546. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios