“Temos que devolver o jogo ao(à) jogador(a)”

as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.119990

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Pedagogia do Jogo, Subversão, Transgressão, Modelos de Ensino

Resumo

Partimos da crítica à tendência utilitarista das abordagens baseadas no jogo (GBAs) com o objetivo de analisar como as dimensões éticas e morais se revelam no “ato de jogar” a partir da prática pedagógica do(a) treinador(a) dos esportes coletivos. Sustentados nos conceitos do “jogar” ético e do “esportear” moral, defendemos 1) a primazia do jogar sobre o esportear, 2) a necessidade de que os sentimentos éticos, manifestos pelo estado de jogo, passem pelo crivo da norma, representada pela atitude lusória e 3) que atitudes transgressoras e subversivas à regra sejam analisadas em função de sua fonte: amor a si ou resistência aos impasses promovidos pelas regras. Concluímos que o ato de jogar revela por si mesmo o plano ético-moral inerente ao jogo/esporte, sendo a instrumentalização do jogo com um comprometimento exclusivamente voltado à dimensão moral normativa um risco à dimensão ética inerente ao papel do(a) jogador(a).

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Publicado

2022-07-29

Como Citar

LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. “Temos que devolver o jogo ao(à) jogador(a)”: as dimensões éticas e morais da pedagogia dos esportes coletivos a partir de abordagens baseadas no jogo. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28040, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.119990. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/119990. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Ensaios