Trabalhos de Conclusão de Curso

impressões sobre um currículo de licenciatura em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.118314

Palavras-chave:

Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisa. Currículo. Ciência

Resumo

O presente artigo descreve e analisa a produção de conhecimento oriunda das pesquisas realizadas como requisito obrigatório à integralização do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande ocorridas entre 2009 e 2020. Iniciado em 2006, o curso tornou a pesquisa como um de seus eixos formativos, sobretudo pelo componente curricular intitulado Seminário de Pesquisa. Como corpus empírico, selecionamos um total de 205 trabalhos de conclusão, os quais foram submetidos a uma análise documental que evidenciou uma prevalência das pesquisas de cunho sociocultural e da temática dos esportes. Esses dados parecem estar articulados com as experiências formativas disponibilizadas pelo curso junto ao ensino e à extensão; à caracterização do corpo docente e as peculiaridades da universidade pública; entre outros acontecimentos que movimentaram as dinâmicas deste componente curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS

Licenciatura em Educação Física pela ESEF/UFPel; Especialização Educação Física Escolar pela FURG; Mestrado em Educação Física pela ESEF/UFPel; Doutor Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela FURG; Professor Adjunto do Instituto de Educação. 

Raquel da Silveira, Docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Educação Física pela ESEFID/UFRGS; mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Docente da ESEFID/UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-03-19

Como Citar

FREITAS, G. da S.; SILVEIRA, R. da. Trabalhos de Conclusão de Curso: impressões sobre um currículo de licenciatura em Educação Física. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28010, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.118314. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118314. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.