COMUNIDADE DE PRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.113015

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoal. Professores Escolares. Educação Física. Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de explorar o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física (EF) em uma escola municipal brasileira. Este estudo se constituiu como uma pesquisa-ação da qual participaram seis professores de EF, uma facilitadora e uma critical friend. Reuniões com os professores e entre as pesquisadoras; entrevistas; caderno de campo foram as fontes de dados. Os resultados apontam que a comunidade de prática (CP) pôde dar suporte aos professores durante seu desenvolvimento. As necessidades essenciais dos professores foram atendidas; a CP teve decisões autônomas; e a sua voz ouvida. O suporte oferecido aos professores pela CP foi originado pelo processo de construção da própria prática dos professores, sob o apoio de seus próprios pares e da facilitadora enquanto eles se uniam em uma comunidade recém-desenvolvida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Lana Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, docente nos cursos de Educação Física da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua na área de formação de professores, currículo e didática em Educação Física, com ênfase nos estudos de comunidade de aprendizagem.

Melissa Parker, University of Limerick

Emeritus Senior Lecturer, Physical Education, and Sport Sciences, University of Limerick.

Michele Viviene Carbinatto, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Docente no Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

GONÇALVES, L. L.; PARKER, M.; CARBINATTO, M. V. COMUNIDADE DE PRÁTICA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA BRASILEIRA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27073, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.113015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/113015. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais