PRIMEIRO CICLO DOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL: CONTEXTO HISTÓRICO, TEMÁTICAS E PROBLEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.10706Palavras-chave:
História. Educação. Conhecimento. Atividade de Lazer.Resumo
O levantamento e análise do estado da arte da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil – a partir de suas características internas e da conjuntura mais ampla – permitiram localizar quatro grandes ciclos da produção do conhecimento. Neste trabalho aprofundamos a investigação sobre o primeiro ciclo, orientadas pelo entendimento de que a explicação para a produção de idéias deve ser buscada nas características da formação social brasileira no período. Buscamos reconhecer, no movimento contraditório das forças produtivas e das relações de produção em desenvolvimento no Brasil, os interesses pelo controle e preenchimento do tempo livre com conteúdos culturais diversificados. No processo de desenvolvimento da indústria como força motriz do desenvolvimento brasileiro, verificamos configurar-se no período uma política educacional de caráter conformador dos interesses da classe operária aos interesses da burguesia brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
