AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.101307

Palavras-chave:

Autoeficácia. Estudantes. Educação Superior. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo foi analisar a associação entre autoeficácia no Ensino Superior e a satisfação acadêmica de estudantes universitários em Educação Física. Participaram 251 universitários matriculados nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física de uma universidade pública do estado de Santa Catarina/Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizadas a Escala de Autoeficácia no Ensino Superior e a Escala de Satisfação com Experiências Acadêmicas. Os dados foram processados utilizando recursos estatísticos descritivos e inferenciais no software SPSS, versão 25.0. Os resultados mostraram escores médios superiores a sete em todas as dimensões da autoeficácia, com destaque para as dimensões social e gestão. Especificamente, quanto mais o aluno se percebe autoeficaz, mais satisfeito ele fica com a instituição. As evidências ressaltam a importância de pesquisas focadas na relação entre autoeficácia acadêmica e satisfação de estudantes do Ensino Superior para a melhoria da qualidade dos cursos ofertados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Plentz Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Departamento de Educação Física

Larissa Fernanda Porto Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Departamento de Educação Física

Roberto Tadeu Iaochite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Carlos, SP, Brasil

Departamento de Educação

Juarez Vieira Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Departamento de Educação Física

Alexandra Folle, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Departamento de Educação Física

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

OLIVEIRA, V. P.; MACIEL, L. F. P.; IAOCHITE, R. T.; SALLES, W. das N.; NASCIMENTO, J. V.; FOLLE, A. AUTOEFICÁCIA NO ENSINO SUPERIOR E SATISFAÇÃO COM AS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26087, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.101307. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/101307. Acesso em: 4 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais