Abstração Refletida no Processo de Gênese Instrumental em Ambiente 3D
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.94547Keywords:
Abstração Refletida, Gênese Instrumental, Ambiente 3D.Abstract
Apresentamos análises de um estudo de caso em que investigamos, na formação inicial de professores de matemática, a apropriação do Ambiente de Geometria Dinâmica (DGE) GeoGebra 3D na construção de conhecimento geométrico espacial. Estabelecemos uma conexão entre a Abstração Refletida (Piaget) e o processo de Gênese Instrumental (Rabardel) do sujeito, quando submetido a uma sequência de tarefas: usuário do ambiente 3D (gênese instrumental pessoal); na simulação da função de professor (gênese instrumental profissional) nesse mesmo ambiente. Apresentamos um modelo para essa conexão entre as duas teorias. Consideramos que o sujeito se apropriou do ambiente 3D quando tomou consciência das características do ambiente: dependência funcional geométrica; variação dinâmica para destacar a invariância geométrica; compreensão da limitação do lápis e papel (ambiente estático) em relação ao ambiente dinâmico 3D. Ao realizar as tarefas inferimos que houve a abstração refletida sobre o seu processo de gênese instrumental.Downloads
References
ABAR, Celina Aparecida A. P.. Tecnologias Digitais e Educação Matemática. In: CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2017, Montevideo. Actas. Montevideo: Curem, 2017. p. 33 - 41. Disponível em: <http://semur.edu.uy/curem/actas/pdf/31.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2017.
ALQAHTANI, Muteb M.; POWELL, Arthur B.. Mediational activities in a dynamic geometry environment and teachers’ specialized content knowledge. The Journal of Mathematical Behavior, [s.l.], v. 48, p.77-94, dez. 2017.
BECKER, Fernando. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: significado epistemológico e educacional. Schéme: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética, Marília, v. 6, p.104-128, 10 dez. 2014. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/4276>. Acesso em: 01 mar. 2019.
DRIJVERS, Paul; TROUCHE, Luc. From artifacts to instruments: a theoretical framework behind the orchestra metaphor. K. Heid & G. Blume Research on Technology and the Teaching and Learning of Mathematics, Information Age, pp.363-392, 2008.
FLICK, Uve. Desenho da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HASPEKIAN, Mariam. Teachers’ Instrumental Geneses When Integrating Spreadsheet Software. The Mathematics Teacher in the Digital Era, [s.l.], p.241-275, 30 set. 2013.
MASCHIETTO, Michela; TROUCHE, Luc. Mathematics learning and tools from theoretical, historical and practical points of view: the productive notion of mathematics laboratories. Zdm, [s.l.], v. 42, n. 1, p.33-47, 29 set. 2009.
NOTARE, Marcia Rodrigues; BASSO, Marcus. Argumentação e Prova Matemática com Geometria Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação: RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p.1-10, 2018.Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86021>. Acesso em: 03 set. 2018.
PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: Relações Lógico-artméticas e Ordem das Relações Espaciais. Tradução: Fernando Becker e Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva Porto Alegre: Artmed, 1995.
PIAGET, Jean. Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1958.
PONTE, João Pedro da. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, Rio Claro, v. 19, n. 25, p.105-132, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1880/165 7>. Acesso em: 15 mai. 2018.
RABARDEL, P.. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. Disponível em: <https://hal.archivesouvertes.fr/file/index/docid/1017462/filename/Hommes_et_technol ogie_Rabardel1995. pdf>. Acesso em: 27 mar. 2017.
ROCK, Ana Isabel Sacristán. Aprender Matemáticas en la Era Digital. In: Avance y Perspectiva. México, Cinvestav, 2017. V.2. n.4.
RUIZ-LÓPEZ, Natalia. The instrumental genesis process in future primary teachers using Dynamic Geometry Software. International Journal Of Mathematical Education In Science And Technology, [s.l.], v. 49, n. 4, p.481-500, 23 out. 2017.
TROUCHE, Luc. New technological environments: new constraints, new opportunities for the teacher. International Journal of Computer Algebra in Mathematics Education, Waynesville, v. 3, n. 7, p.167-180, 2000. Disponível em: <https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01552317>. Acesso em: 03 fev. 2013.
TROUCHE, Luc. From artifact to instrument: mathematics teaching mediated by symbolic calculators. Interacting With Computers, [s.l.], v. 15, n. 6, p.783-800, dez. 2003.
VERGNAUD, G. At the heart of the learning, the conceptualisation. Proceedings of the summer school in didactics of mathematics. IREM, Université ClermontFerrand 2, 174-185, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2020-02-08
Published 2020-05-25