Interação síncrona na Educação a Distância a partir do olhar dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.88643Keywords:
Educação profissional, Ensino a distância, Educação online, Recomendações para EAD, Tecnologias educacionais.Abstract
Os momentos de interação síncrona entre professores e estudantes oportunizam discussões, troca de experiências e colaboração na educação a distância. Considerando a importância desses momentos e a multiplicidade de fatores que os influenciam, este trabalho avalia a percepção dos estudantes da EAD em relação às interações síncronas realizadas com auxílio de teleconferências. A partir de questionário, foram coletadas opiniões de 163 estudantes, 100 que utilizam Webconferência e 63 que utilizam Videoconferência. Foi utilizada a estatística descritiva para elaborar uma análise comparativa entre as duas tecnologias. As interações feitas por Webconferência foram melhor avaliadas nos aspectos qualidade e quantidade de interações, adequação do ambiente e contribuição para formação profissional. Os estudantes indicaram a necessidade de melhorias na transmissão das Videoconferências. A influência do professor é alta independente da tecnologia utilizada. Observou-se um importante engajamento dos estudantes na pesquisa, os quais sugeriram melhorias para as interações síncronas.Downloads
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018.
BOTELHO, Francisco Villa Ulhôa; VICARI, Rosa Maria. Evaluation of Distance Course Effectiveness: Exploring the Quality of Interactive Processes. Informática na Educação: Teoria e prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p.39-46, 2009.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; MARASCHIN, Cleci; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Os domínios de aprendizagem e o papel do professor. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 2, n. 1, p.1-10, 2004.
CASTRO, Ana Cristina de; CARULLA, Luana Martins; MELO, Ivanise. Mediação pedagógica do tutor na UAB. Projeção e Docência, [s.l.], v. 5, n. 1, p.49-57, 2014.
CROWTHER, Michael S.; KELLER, Chris C.; WADDOUPS, Gregory L.. Improving the quality and effectiveness of computer-mediated instruction through usability evaluations. British Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 35, n. 3, p.289-303, maio 2004.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p.43-57, 1983.
GUEDES, Adriana Torres; MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; COSTA, Janete Sander. As percepções dos professores sobre o ensino a distância: uma reflexão sobre as teorias pedagógicas e a EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.
GRUBER, Crislaine et al. Desenvolvimento de projetos de cursos na Educação Profissional: uma revisão de literatura. Boletim Técnico do Senac (no prelo).
HAAS, Célia Maria; LOPES, José Norberto Sousa. Desafios da Docência em Educação a Distância: o que dizem os professores. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 113-130, jul./dez. 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Centro de Referência em Formação e EAD, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto et al. “Você está me ouvindo?” As condições de trabalho docente na EAD. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2014, São Carlos. Anais... . São Carlos: Ufscar, 2014. p.1 - 12.
LUNKES, Luciana; SELLI, Maribel Susane; PRATES, Camila Camargo. Interações em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na Educação: Teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.113-124, 2008.
MEYEN, Edward L et al. The Online Academy formative evaluation approach to evaluating online instruction. The Internet and Higher Education, [s.l.], v. 5, n. 2, p.89-108, jun. 2002.
NORTVIG, Anne-Mette; PETERSEN, Anne Kristine; BALLE, Søren Hattesen. A literature review of the factors influencing e-learning and blended learning in relation to learning outcome, student satisfaction and engagement. The Electronic Journal of E-learning, [s.l.], v. 16, n. 1, p.46-55, 2018.
SCHUETER, Giovana; BLEICHER, Sabrina; JULIANI, Douglas Paulesky. Encontros síncronos na EAD: panorama discente sobre o uso da webconferência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 23., 2017, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Abed, 2017. p. 1 - 9.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2019-09-17
Published 2019-10-23