Interação síncrona na Educação a Distância a partir do olhar dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.88643Palabras clave:
Educação profissional, Ensino a distância, Educação online, Recomendações para EAD, Tecnologias educacionais.Resumen
Os momentos de interação síncrona entre professores e estudantes oportunizam discussões, troca de experiências e colaboração na educação a distância. Considerando a importância desses momentos e a multiplicidade de fatores que os influenciam, este trabalho avalia a percepção dos estudantes da EAD em relação às interações síncronas realizadas com auxílio de teleconferências. A partir de questionário, foram coletadas opiniões de 163 estudantes, 100 que utilizam Webconferência e 63 que utilizam Videoconferência. Foi utilizada a estatística descritiva para elaborar uma análise comparativa entre as duas tecnologias. As interações feitas por Webconferência foram melhor avaliadas nos aspectos qualidade e quantidade de interações, adequação do ambiente e contribuição para formação profissional. Os estudantes indicaram a necessidade de melhorias na transmissão das Videoconferências. A influência do professor é alta independente da tecnologia utilizada. Observou-se um importante engajamento dos estudantes na pesquisa, os quais sugeriram melhorias para as interações síncronas.Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ABED). Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017. Curitiba: InterSaberes, 2018.
BOTELHO, Francisco Villa Ulhôa; VICARI, Rosa Maria. Evaluation of Distance Course Effectiveness: Exploring the Quality of Interactive Processes. Informática na Educação: Teoria e prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p.39-46, 2009.
CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes; MARASCHIN, Cleci; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Os domínios de aprendizagem e o papel do professor. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 2, n. 1, p.1-10, 2004.
CASTRO, Ana Cristina de; CARULLA, Luana Martins; MELO, Ivanise. Mediação pedagógica do tutor na UAB. Projeção e Docência, [s.l.], v. 5, n. 1, p.49-57, 2014.
CROWTHER, Michael S.; KELLER, Chris C.; WADDOUPS, Gregory L.. Improving the quality and effectiveness of computer-mediated instruction through usability evaluations. British Journal of Educational Technology, [s.l.], v. 35, n. 3, p.289-303, maio 2004.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p.43-57, 1983.
GUEDES, Adriana Torres; MEHLECKE, Querte Teresinha Conzi; COSTA, Janete Sander. As percepções dos professores sobre o ensino a distância: uma reflexão sobre as teorias pedagógicas e a EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 1-10, 2008.
GRUBER, Crislaine et al. Desenvolvimento de projetos de cursos na Educação Profissional: uma revisão de literatura. Boletim Técnico do Senac (no prelo).
HAAS, Célia Maria; LOPES, José Norberto Sousa. Desafios da Docência em Educação a Distância: o que dizem os professores. Informática na Educação: teoria e prática, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 113-130, jul./dez. 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA (IFSC). Centro de Referência em Formação e EAD, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018.
KANASHIRO, Daniela Sayuri Kawamoto et al. “Você está me ouvindo?” As condições de trabalho docente na EAD. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2014, São Carlos. Anais... . São Carlos: Ufscar, 2014. p.1 - 12.
LUNKES, Luciana; SELLI, Maribel Susane; PRATES, Camila Camargo. Interações em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Informática na Educação: Teoria e prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p.113-124, 2008.
MEYEN, Edward L et al. The Online Academy formative evaluation approach to evaluating online instruction. The Internet and Higher Education, [s.l.], v. 5, n. 2, p.89-108, jun. 2002.
NORTVIG, Anne-Mette; PETERSEN, Anne Kristine; BALLE, Søren Hattesen. A literature review of the factors influencing e-learning and blended learning in relation to learning outcome, student satisfaction and engagement. The Electronic Journal of E-learning, [s.l.], v. 16, n. 1, p.46-55, 2018.
SCHUETER, Giovana; BLEICHER, Sabrina; JULIANI, Douglas Paulesky. Encontros síncronos na EAD: panorama discente sobre o uso da webconferência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 23., 2017, Florianópolis. Anais... . Florianópolis: Abed, 2017. p. 1 - 9.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceptado 2019-09-17
Publicado 2019-10-23