Mais Tutoria sem Aglomeração de Pessoas: Em tempos de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.102899Keywords:
Tutoria, Aprendizagem Significativa, Competência de Dosagem, 2 Sigma ProblemAbstract
Resumo: A atividade de Tutoria é o esforço que o tutor (frequentemente o próprio professor) deve fazer para acompanhar cada aluno de forma personalizada colocando à disposição de cada aluno os conteúdos significativos (Ausubel) na dosagem sob medida (Bloom´s 2 Sigma Problem) para que o aluno possa fazer suas práticas pedagógicas e assim melhorar sua aprendizagem. Quanto mais personalizado for este acompanhamento (relação um tutor - um aluno), mais o tutor conhece o aluno, permitindo autenticar se é o próprio aluno que está fazendo suas atividades, em vez dele repassar ou copiar de um outro. O contato face a face, relação 1 professor/tutor 1 aluno, em sua maioria ocorrendo atualmente de modo virtual, quando presencial, será organizado com os devidos cuidados para o bom isolamento social.Downloads
References
Referências
BLOOM, B. S. et al. Taxonomy of educational objectives. New York: David Mckay, 1956. 262 p. (v. 1).
KAMPFF, A. J. C.; REATEGUI, E. B. and LIMA, J. V. Mineração de dados educacionais para a construção de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 3, 2008.
KNOWLES, BRAN et al.: Uncertainty in Current and Future Health Wearables. In. Communications of the ACM 61 (12), 62-67. (December 2018).
KUHN, I.; ROCHA, P. S.; DE LIMA, JOSE VALDENI; WIVES, L. K.; GOMES, R. S.; JARDIM, R. R. Análise de desempenho de estudantes utilizando técnicas de agrupamento com mineração aplicado a curso de pós-graduação à distância. In: Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial - XI Conferência Internacional de TICs, 2019, Braga - Portugal. Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial - XI Conferência Internacional de TICs. Braga: Universidade do Minho, 2019. v. Único. p. 1113-1124. Os Desafios para Superação das Barreiras Atitudinais na Educação Escolar: Estudo de Caso com Alunos de um Colégio Público
McLUHAN, M. A galáxia de Gutenberg; a formação do homem tipográfico; tradução de Leônidas Gontijo de Carvalho e Anísio Teixeira. São Paulo, Editora Nacional, Editora da USP, 1972. 390p
MELO, J. N. B.; DE LIMA, J. V. and CARDOSO, E. In book: Informática na Educação: Recursos de Acessibilidade da Comunicação, Publisher: EDITORA UFRGS (December 2019).
PEREIRA, D. S.; LIMA, J. V.; JARDIM, R. R.; ROCHA, P. S.; SANTOS, F. E.; TAROUCO, L. M. R. . HTML5 Authoring Tool to Support the Teaching-Learning Process: a case study with H5P framework. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 7, p. 92-103, 2019.
PINHEIRO, M. K.; LIMA, J. V. and BORGES, M. R. S. A Framework for Awareness Support in Groupware Systems. Computers in Industry, v. 52, p. 47-57, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2020-05-12
Published 2020-05-25