A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9318Keywords:
Autopoiesis, Virtualização, Cognição, Acoplamentos, TecnologiasAbstract
O caráter inventivo da cognição humana, ou seja, a capacidade não só de resolver, mas de colocar problemas, é um dos conceitos fundamentais da teoria da Biologia da Cognição, concebida pelos biólogos Maturana e Varela. Essa concepção entra em ressonância com os estudos sobre o Virtual, de Pierre Lévy. Neste artigo, pretendo estabelecer relações entre esses autores, criar pontes teóricas. Faço ainda uma tessitura entre os fios teóricos e empíricos de uma pesquisa que realizei com estudantes de uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia adotada na pesquisa empírica foi a leitura e escrita em ambiente digital, embasada na concepção de que o ser humano é autônomo na construção do seu conhecimento. Minha proposta de reflexão é que pensemos na autopoiesis, na ontogenia e até mesmo na filogenia como processos de virtualização. O virtual é aqui compreendido como potência inventiva de ser, uma força latente presente nos acontecimentos, nos objetos, seres humanos, instituições.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-03-05
How to Cite
FACHINETTO, Eliane Arbusti. A virtualização e a autopoiesis: convergências conceituais sobre a criação de si e da realidade. Informática na educação teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9318. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9318. Acesso em: 9 aug. 2026.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-07-05
Accepted 2010-03-04
Published 2010-03-05
Accepted 2010-03-04
Published 2010-03-05