A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12326Abstract
As tecnologias digitais de informação e comunicação estão modificando a nossa cultura, não só a urbana, como também a rural, principalmente com o surgimento da Agroinformática. Este momento histórico vem sendo denominado de Revolução Digital, ocasionando uma ruptura social entre cidadãos incluídos e excluídos digitalmente. Somente cumprindo os pré-requisitos de acesso, educacionais e mobilização, fica caracterizado o processo integral de inclusão digital. Aqui nesta tese o foco é algo que deve ser considerado primordial para a inclusão digital, mas que geralmente passa despercebida pela literatura da chamada Sociedade da Informação: a questão cognitiva. As questões para as quais se buscam respostas nesta tese são: Como incluir digitalmente produ- tores rurais? Como ocorre a construção do conhecimento de produtores rurais? Que intervenção metodológica aparece efetiva para a construção de suas habilidades e competências digitais? Que novos saberes e fazeres são apresentados durante e após processos de inclusão digital? Embasada em concepções construtivistas sobre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem, esta tese apresenta a construção do conhecimento em processos de inclusão digital no meio rural, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências digitais durante o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. Através de uma pesquisa-ação, analisa a construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres de produtores rurais em processos de inclusão digital, à luz de indicadores extraídos do referencial teórico piagetiano e freireano para tal. Ao analisá-los, qualitativamente e descritivamente, é possível perceber que (i) os sujeitos, ao desenvolverem Projetos de Aprendizagem, aprendem a aprender; (ii) que intervenções metodo- lógicas construtivistas parecem levar a uma metodologia que embasa processos educativos, mas que o mais relevante à prática educativa é a conhecimento de teorias construtivistas interacionis- tas para intervir;(iii) e que a construção de saberes possibilita o repensar de um novo fazer. Além destes achados educacionais, foi possível concluir que a inclusão digital no meio rural deve-se à ação de empreendedores e, decisivamente, de políticas públicas para a continuidade de acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação no meio rural.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-03-05
How to Cite
SILVA, M. P. M. da. A construção do conhecimento, as intervenções metodológicas e os novos saberes e fazeres na cultura digital rural. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.12326. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12326. Acesso em: 1 jul. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-03-05
Accepted 2010-03-05
Published 2010-03-05
Accepted 2010-03-05
Published 2010-03-05