Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9918Palavras-chave:
Aprendizagem, Sala de aula, Atenção recognitiva/inventivaResumo
Este artigo se propõe a fazer um percurso pelas contribuições de Francisco Varela sobre o funcionamento e a aprendizagem da atenção. As autoras discutem as vicissitudes das aprendizagens recognitiva e inventiva e os tipos de atenção que acompanham essas concepções sobre o aprender. Exploram o conceito vareliano de breakdown para discutir as práticas de sala de aula não mais marcadas pela atenção focalizada - característica do modo de atencional da contemporaneidade - mas uma atenção consciente, marcada pelo continuum esperar-esticar, fixar-romper, atender-desatender.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-03-05
Como Citar
SORDI, R. O.; DE-NARDIN, M. H. Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9918. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2009-08-24
Aceito 2010-03-04
Publicado 2010-03-05
Aceito 2010-03-04
Publicado 2010-03-05