Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9605Palavras-chave:
enação, Varela, deficiência visual, tecnologias de substituição sensorialResumo
É freqüente encontrar nos textos sobre deficiência visual a afirmação de que os cegos enfrentam grandes dificuldades, pois 80% das informações acerca do mundo externo nos chegam através da visão. A partir desta afirmação, supostamente fundada em estudos científicos de última geração, os cegos conheceriam em torno de 20% do mundo real. Este trabalho procura fazer a análise crítica dessas colocações, apontando que elas estão longe do consenso e da evidência científica. Ao contrário, caracterizam uma certa abordagem da cognição - a abordagem cognitivista - que é pautada na teoria da informação e, em última análise, no modelo da representação, que vem sofrendo fortes questionamentos nas últimas décadas. Lançaremos mão das críticas de Varela ao cognitivismo computacional, que trazem à cena tanto a auto-produção do sistema cognitivo, quanto o co-engendramento do sistema e do domínio cognitivo da percepção e da ação. Discutiremos a contribuição da abordagem da enação a partir de estudos sobre sistemas de substituição sensorial e procuraremos examinar o problema da ausência da visão no contexto do que Belarmino (2004) chamou de paradigma visuocêntrico.Downloads
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Publicado
2010-03-05
Como Citar
KASTRUP, V.; CARIJÓ, F. H.; DE ALMEIDA, M. C. Abordagem da enação no campo da Deficiência Visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9605. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9605. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Recebido 2009-07-31
Aceito 2010-03-04
Publicado 2010-03-05
Aceito 2010-03-04
Publicado 2010-03-05