A importância da mediação comunicativa da informação na prática bibliotecária
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.286-305Palabras clave:
Ação Comunicativa. Razão Instrumental. Emancipação. Mediação. Bibliotecário.Resumen
Considerando que ações comunicativas possibilitam práticas relacionais que percorrem para além da transferência de conhecimento nas atividades bibliotecárias, objetiva-se analisar a importância da Mediação da Informação como ação de libertação coletiva na prática dos bibliotecários. Para isso, buscou-se um estudo teórico, cujo desenvolvimento se baseou na idéia de ação comunicativa de Jurgen Habermas, a partir da autorreflexão. Assim, notase que, na prática bibliotecária a Mediação da Informação, prevalece na racionalidade instrumental da técnica e, por esta razão precisa, portanto, percorrer o plano de ações comunicativas e emancipadas. Embora o assunto estudado seja explorado pela literatura, deve-se considerar que seus fundamentos teóricos e práticos ainda não foram projetados criticamente, especialmente ao avaliarem as “novas” relações de debate em seu ambiente e um novo significado nas práticas bibliotecárias.
Descargas
Citas
ALMEIDA JUNIOR, O. F. de. Mediação da informação: ampliando o conceito de disseminação. In. VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Conservadorismo e revolução (ou reformismo) na Biblioteconomia e na Ciência da Informação. Divers@!, Matinhos, v. 8, n. 2, p. 132-144, 2015.
ALMEIDA, M. A. de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília v. 1, n. 1, p. 1-24, 2008.
ALMEIDA, M. A. de. A produção social do conhecimento na sociedade da informação. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 19, n. 1, p. 11-18, 2009.
ARAÚJO, C. A. A. Correntes teóricas da Ciência da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 192-204, 2009.
ARAÚJO, E. A. de. Transferência de informação como processo social: uma proposta de paradigma. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 68-73, 1997.
CASTRO, J. L. DE; SILVA, L. E. F. DA; OLIVEIRA, A. N. DE. Construções intersubjetivas na prática bibliotecária: reflexões. Informação & Sociedade: Estudos, v. 28, n. 2, 28 ago. 2018.
DAVALON, J. La médiation: la communication en process. Médiations & Médiateurs, Paris, n. 19, p. 37-59, 2003.
FRANÇA, V. V. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê?. Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, n. 5, 2001.
GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. A representação do conhecimento e o conhecimento da representação: algumas questões epistemológicas. Ciência da Informação, Brasília, v. 22, n. 3, p. 217-222, 1993.
GONZÁLEZ DE GOMEZ, M. N. Regime de informação: construção de um conceito. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 22, n. 3, p. 43-60, 2012.
HABERMAS, J. A crise de legitimação no capitalismo tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
HABERMAS, J. Teoría de la acción comunicativa: racionalidad de la acción y racionalización social. Madrid: Taurus, 1999.
HABERMAS, J. Técnica e ciência como “ideologia”. Lisboa: Edições 70, 2009.
LIMA, J. de C.; RIVERA, F. J. U. Agir comunicativo, redes de conversação e coordenação em serviços de saúde: uma perspectiva teórico-metodológica. Interface, Botucatu, v. 13, n. 31, p. 329-42, 2009.
SHANNON, C. E.; WEAVER, W. A teoria matemática da comunicação. Tradução de Orlando Agueda. São Paulo: DIFEL, 1975.
SESSA, P. da S. A construção de significados e as ferramentas culturais em atividades de campo: demanda para o ensino de Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
STIELTJES, C. Jurgen Habermas: a desconstrução de uma teoria. São Paulo: Germinal, 2001.
SILVA, L. E. F. da. Ciência como técnica ou técnica como ciência: nas trilhas da Arquivologia e seu status de cientificidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997.
FREIRE, G. G. de A. Ciência da Informação: temática, histórias e fundamentos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 6-19, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Jetur Lima de Castro, Luiz Eduardo Ferreira da Silva, Alessandra Nunes de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.