A internacionalização das coleções da SciELO Citation Index na área de Ciência da Informação e Biblioteconomia
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245230.142-158Palavras-chave:
SciELO Citation Index. Biblioteconomia. Ciência da Informação.Resumo
Apresenta um panorama dos periódicos da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia indexados na base de dados SciELO Citation Index. Especificamente objetivou avaliar a internacionalização dos periódicos da área contidos nessa base de dados, através do idioma de publicação, país do editor e país de afiliação do autor, considerando a evolução temporal dos artigos. A busca foi realizada considerando o campo categoria de assunto da Web of Science “Information Science & Library Science”, para identificar os itens relacionados a essas áreas, limitando a pesquisa aos artigos de periódicos para o período de 2002 a 2015. Os dados analisados indicam baixa integração entre os países editores dos periódicos e a comunidade global de pesquisa, considerando os parâmetros da pesquisa.Downloads
Referências
BOCHNER, Rosany et al. A importância da padronização na informetria: um estudo exploratório na área de saúde pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., Rio de Janeiro, 2012. Anais... Rio de Janeiro: ENANCIB, 2012. Disponível em: <http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/xiiienancib/paper/viewFile/3974/3097>. Acesso em: 31 mar. 2016.
CARVALHO, Marilia Sá; TRAVASSOS, Claudia; COELI, Cláudia Medina. A internacionalização da ciência. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 8, p. 1585-1587, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000801585&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 jul. 2016.
MEADOWS, Arthur Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1999.
PACKER, Abel L. SciELO Citation Index no Web of Science. SciELO em Perspectiva, São Paulo, 28 fev. 2014. Disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2014/02/28/scielo-citation-index-no-web-of-science/>. Acesso em: 23 mar. 2016.
PACKER, Abel L.; MENEGHINI, Rogério. O SciELO aos 15 anos: raison d'être, avanços e desafios para o futuro. In: PACKER, Abel et al. (Org.). SciELO - 15 anos de acesso aberto: um estudo analítico sobre acesso aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014. p. 15-28. Disponível em: <http://www.scielo.org/local/File/livro.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2016.
SANTIN, Dirce Maria; VANZ, Samile Andrea de Souza; STUMPF, Ida Regina Chittó. Internacionalização da produção científica em Ciências Biológicas da UFRGS: 2000-2011. Transinformação, Campinas, v. 27, n. 3, p. 209-218, dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862015000300209&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2016.
SCIELO LIVROS. O que é e como participar. São Paulo: ABEU; SciELO, 2015. Disponível em: <http://books.scielo.org/guia-scielo-livros/>. Acesso em: 10 set. 2016.
THOMSON REUTERS. Web of Science. Disponível em : <http://apps-webofknowledge.ez39.periodicos.capes.gov.br/>. Acesso em: 19 set. 2016.
TRANSINFORMAÇÃO. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1989- .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria Simone de Menezes Alencar, Eloisa da Conceição Príncipe de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.