Livre acesso à informação: um direito ou uma aspiração?
Palavras-chave:
Open Access. América Latina. Internet. Bibliotecas. Direitos de autor.Resumo
Confrontado com as limitações do uso da Internet na América Latina e México, a economia e os controles relacionados aos direitos de autor são aspectos que devem ser adicionados à questão. Embora os serviços de tecnologia da informação estejam desenvolvendo programas para facilitar o acesso aberto à informação, estes não estão isentos de conflitos morais e legais, uma vez que a demanda por parte dos usuários é muito grande. Perante esta situação, deve-se fazer a pergunta: o direito à informação é uma prerrogativaque todos nós podemos exercer plenamente, ou é uma mera aspiração com base na declaração de um direito? Na sociedade pré-digital ou digital, o direito à informação deve incluir ações que visem tornar o seu uso uma realidade, concretizando assim a obrigação de informar, que é inerente ao direito do cidadão de ser informado, e, por fim, promovendoo uso da informação e da leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Estela Morales Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.