TJRS e UniTV são parceiros em Justiça Gaúcha: as estratégias semiológicas de um discurso midiático
Palavras-chave:
Estratégias midiatização, Teorias da enunciação, Discurso televisivo auto-referencial, Justiça Gaúcha, UniTV.Resumo
A midiatização é a nova natureza sócio-organizacional da sociedade. Como reflexo disso, os três poderes do Estado têm buscado legitimar sua ações e sua representatividade social através de diversos aportes na mídia eletrônica e virtual. Por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação das teorias da enunciação, buscamos verificar como os efeitos de sentido presentes no discurso televisivo são determinantes na tentativa de prospectar um público enquanto promovem o dispositivo. A análise da notícia de lançamento do Justiça Gaúcha, veiculada pelo próprio telejornal, possibilitou a identificação da proposta de um contrato de leitura ao telespectador ancorada em elementos de autorreferencialidade midiática. PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de midiatização. Teorias da enunciação. Discurso televisivo auto-referencial. Justiça Gaúcha. UniTV.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Cristiano Tarouco, Maria Lilia Dias de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.