Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245271.263-285Palabras clave:
Visibilidade, Engajamento Público, MídiaResumen
A Web 2.0 tem causado impactos na comunicação científica. O uso das mídias sociais tem sido utilizado de maneira crescente para compartilhar produtos científicos, havendo diferentes dinâmicas de visibilidade e engajamento público. Nesse contexto, a pesquisa busca compreender aspectos da visibilidade e engajamento na Web 2.0, a partir de artigos publicados pela revista Scientific Data, entre 2014 a 2019, utilizando-se de métodos e técnicas altmétricas. Dessa forma, são identificadas e analisadas as mídias em que esses documentos receberam atenção; os usuários responsáveis por fazer a primeira postagem de divulgação do artigo nas mídias e as relações entre as menções em mídias sociais e o possível incremento na contagem de citações. Constatou-se que o Twitter foi a mídia mais utilizada para a divulgação dos artigos; que os pesquisadores autores não são os principais responsáveis pela primeira menção dos artigos nas mídias analisadas; e, que não existe uma nítida relação de causa e efeito entre indicadores de citação e menção. Foram vislumbrados aspectos relevantes sobre o entendimento da visibilidade e do engajamento público com a produção acadêmica nas mídias sociais, auxiliando também na compreensão das dinâmicas e características relacionadas aos indicadores altmétricos.Descargas
Citas
ALPERIN, J. P. Ask not what Altmetrics can do for you, but what altmetrics can do for developing countries. 2013. Disponível em: http://www.asis.org/Bulletin/Apr13/AprMay13_Alperin.html. Acesso em: 30 out. 2019.
ALTMETRIC. Sources of attention: Altmetric track a unique range of online sources to capture the conversations relating to research outputs. London: Altmetrics, 2019. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-our-data/our-sources/. Acesso em: 11 dez. 2019.
ARAÚJO, R. F. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 67-84, jul./set. 2015.
BARATA, G. F. Germana Barata fala sobre potencial das mídias sociais para a divulgação científica. Rio de Janeiro, Fiocruz, 2016. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Fiocruz. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qOrKujqe9VY. Acesso em: 28 mar. 2019.
BARCELOS, J.; MACÊDO, D. J.; MARICATO, J. M. Altmetrics in Altmetric platform: an interview with Stacy Konkiel. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, p. 452-474, 2020.
BARCELOS, J.; MARICATO, J. M. Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais: estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da Scientometrics. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: ANCIB, 2017.
BIK, H. M.; GOLDSTEIN, M. C. An Introduction to Social Media for Scientists. PLoS Biology, v. 11, n. 4, 2013.
BOMFÁ, C. R. J. et. al. Marketing científico eletrônico: um novo conceito voltado para periódicos eletrônicos. Estudos em Comunicação, Covilhã, v. 5, 2009.
CUNHA, M. B.; CAVALCANTI, C. R. O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
ERFANMANESH, M.; ALPERIN, J. P. Twitter audiences overlap in informetrics research. In: ALTMETRICS CONFERENCE, 2017, Toronto. Anais [...]. Toronto: Altmetrics, 2017.
FILIPPO, D.; SANZ-CASADO, E. Bibliometric and Altmetric Analysis of Three Social Science Disciplines. Frontiers In Research Metrics And Analytics, v. 3, Dec. 2018.
HUBERMAN, B. A.; ROMERO, D. M.; WU, F. Social networks that matter: Twitter under the microscope. arXiv, 0812.1045v1, 2008. Disponível em: https://arxiv.org/abs/0812.1045. Acesso: 26 fev. 2019.
IAMARINO, A. Métricas alternativas: uma introdução para autores e avaliadores. In: VOGT, C.; GOMES, M.; MUNIZ, R. (ed.). Comciência e divulgação científica. Campinas: BCCL/ UNICAMP, 2018. p. 61–72.
KEMP, S. Global digital report 2019. Disponível em: https://digitalreport.wearesocial.com/. Acesso em: 2 nov. 2019.
KOLAHI, J. et al. Altmetric analysis of the contemporary scientific literature in Endodontology. International Endodontic Journal, v. 53, 2020.
LEE, J. M. How to use Twitter to further your research career. Nature, 2019. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-019-00535-w. Acesso em: 12 out. 2019.
LEWENSTEIN, B. Models of public communication of science & technology. Public Understanding of Science, Ithaca, 2003.
MASSARANI, L. Comunicação da ciência e apropriação social da ciência: algumas reflexões sobre o caso do Brasil. Uni-pluriversidad, Medelín, v. 12, n. 3, p. 92-100, 2012.
MIURA, J. Os desafios para construção de uma ciência 2.0. 2012. Dissertação (Mestrado em Multimédia) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Porto, 2012.
MUELLER, S. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDON, B. V.; KREMER, J. M. (org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
NASSI-CALÓ, L. Estudo analisa o uso de redes sociais na avaliação do impacto científico. SciELO em Perspectiva, 2015. Disponível em: http://blog.scielo.org/blog/2015/03/13/estudo-analisa-o-uso-de-redes-sociais-na-avaliacao-do-impacto-cientifico/#.WYuns4jyvIU. Acesso em: 20 nov. 2019.
NATIONAL INFORMATION STANDARDS ORGANIZATION. Outputs of the NISO Alternative Assessment Metrics Project. Baltimore: NISO, 2016.
OLIVEIRA, F. D. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.
OLIVEIRA, F. T.; GRÁCIO, M. C. C. Visibilidade dos pesquisadores no periódico Scientometrics a partir da perspectiva brasileira: um estudo de cocitação. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 99-113, dez. 2012.
PRIEM, J.; HEMMINGER, B. M.; Scientometrics 2.0: Toward new metrics of scholarly impact on the social Web. First Monday, Chicago, v. 15, n. 7, 2010.
PRIEM, J.; PIWOWAR, H. A.; HEMMINGER, B. M. Altmetrics in the wild: using social media to explore scholarly impact. 2012. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1203.4745. Acesso em: 20 jan. 2019.
PRÍNCIPE, E. Comunicação científica e redes sociais. In: ALBAGLI, Sarita (org.). Fronteiras da Ciência da Informação. Brasília: IBICT, 2013.
QUEIROZ, G. B. R.; BECKER, V. Jornalismo e divulgação científicos nas universidades brasileiras: análise de estratégias para facilitar o acesso à C&T. Brazilian journalism research, Brasília, v. 12, n. 3, p. 178-197, 2016.
ROEMER, R. C.; BORCHARDT, R. Altmetrics. Washington: American Library Association, 2015.
THELWALL, M. et al. Do Altmetrics Work? Twitter and Ten Other Social Web Services. PloS One, v. 8, n. 5, May 2013.
THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. MATRIZes, São Paulo, n. 2, p. 15-38, abr. 2008.
WILCOX, C. Social Media for Scientists Part 1: It’s Our Job. Scientific American Blog, 2011. Disponível em: https://blogs.scientificamerican.com/science-sushi/social-media-for-scientists-part-1-it-8217-s-our-job/. Acesso em: 18 fev. 2019.
ZIMAN, J. M. Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Janinne Barcelos, João de Melo Maricato

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.