O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.116231

Palavras-chave:

Rede social, Inovação, Serviços de informação, Consumo da informação, Biblioteca

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o posicionamento digital de algumas bibliotecas na rede social TikTok, observando o uso dessa plataforma como estratégia de inovação em serviços na perspectiva das novas tendências de consumo da informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, cujo delineamento do estudo foi dividido em duas fases: pesquisa bibliográfica (levantamento de pesquisas e relatos de experiências sobre o tema) e levantamento dos perfis de bibliotecas na rede social que utilizam a plataforma. Foram analisados cinco perfis: Biblioteca Pública Sierra Madre, Biblioteca Pública de Vancouver, Biblioteca Pública de Iowa, Biblioteca Pública de Dover e a Biblioteca Pública de Calgary. O processo de análise da pesquisa sobre o posicionamento digital desses espaços foi realizado a partir de quatro aspectos: marketing, engajamento, interação com os usuários e produção de conteúdo. Observou-se que essas bibliotecas, aliando seu caráter profissional ao potencial de entretenimento da rede social TikTok, desenvolveram uma relação de interação e de engajamento com os seus usuários, o que gerou maior interesse pelos seus serviços de informação e produtos por meio do marketing digital. Tornaram-se, assim, inovadoras em seu posicionamento digital estratégico, acompanhando as novas tendências de consumo da informação pelos usuários.

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Biografia do Autor

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Maria Gabriella Flores Severo Fonseca, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília (UnB). Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC).

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Publicado

2022-02-23

Como Citar

FONSECA, D. L. de S.; FONSECA, M. G. F. S. O TikTok como ferramenta de inovação em serviços de informação em bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 116231, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.116231. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/116231. Acesso em: 28 mar. 2024.

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Artigo