A influência do contexto multimidiático na configuração atual do telejornalismo

Autores

  • Ana Sílvia Davi Lopes Médola Unesp
  • Mariana Dourado Unesp

Palavras-chave:

Telejornalismo. Jornalismo cidadão. TV digital. Interatividade.

Resumo

Os telejornais, assim como as demais produções televisivas, estão em fase de adequação de estruturas discursivas e de produção pela influência estrutural dos sistemas digitais. Incidindo não apenas sobre a formatação, mas, principalmente, sobre as rotinas, observa-se o surgimento de uma nova dinâmica de produção e consumo de informação. A interatividade é o recurso que mais tem mobilizado esforços na adaptação das empresas de televisão, antecipando a tendência de um maior fortalecimento do papel do receptor na relação comunicativa, que deverá ser intensificada pela convergência dos meios com a implantação da TV digital brasileira. Enquanto isso não se concretiza, os produtores incentivam a aproximação forjada dos receptores, já que constitui uma proposta não plenamente executável, seja em função das limitações no âmbito da rotina de produção, seja pela limitação do dispositivo tecnológico. A estratégia enunciativa da interatividade busca, então, renovar o vínculo social entre o telejornal e seu público.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sílvia Davi Lopes Médola, Unesp

Mestre em Projeto Arte e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unesp.

Mariana Dourado, Unesp

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG), mestranda em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Downloads

Publicado

2010-07-20

Como Citar

MÉDOLA, A. S. D. L.; DOURADO, M. A influência do contexto multimidiático na configuração atual do telejornalismo. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 15–27, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/11045. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo