Apontamentos sobre o Campo do Secretariado Executivo no contexto brasileiro: identidade científica e reconhecimento
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245262.58-82Palabras clave:
Secretariado Executivo. Produção científica. Reconhecimento Científico. Identidade.Resumen
A fragilidade de uma identidade científica autônoma e o reconhecimento pelos órgãos brasileiros de fomento à pesquisa são desafios para a área de Secretariado Executivo na contemporaneidade. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar características na produção científica atual dos seus pesquisadores que apontem áreas de enquadramento e avaliação pelo CNPq e pela CAPES e um delineamento autônomo na sua identidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, tomando-se como objeto de análise os artigos publicados em periódicos no último quadriênio de avaliação (2013-2016) pelos docentes mestres e doutores vinculados aos cursos de Bacharelado em Secretariado Executivo das instituições públicas do Brasil. Nos resultados, apresentam-se a distribuição de mestres e doutores por Instituição, os periódicos de publicação, as áreas de abrangências e temáticas de produção abordadas, e como essas informações apontam o enquadramento do Secretariado Executivo às Ciências Sociais Aplicadas, como Grande Área; à Administração, Ciências Contábeis e Turismo, como Área de avaliação; e à Administração como possíveis Subárea. Conclui-se que a produção do conhecimento atual da área é reflexo de uma identidade pautada em sua práxis. Considera-se discutir tais resultados como um ponto de partida para tratar da institucionalização da área sob um ponto de vista conceitual/cognitivo e levantar questões sobre os aspectos paradigmáticos da área.Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM SECRETARIADO. Estatuto. 2013. Disponível em: http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/a-associacao/estatuto. Acesso em: 4 jan. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução 03 de 23 de Junho de 2005. Diretrizes Curriculares do Curso de Secretariado Executivo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf. Acesso em: 7 maio 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32014-secretaria-de-educacao-superior. Acesso em: 9 abr. 2018.
BUNGE, M. Ciência e Desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.
CRUZ, R. W. R.; CORREIA, A. E. G. C. A dispersão da produção científica do secretariado no Brasil (2014-2015). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: Unesp, 2017.
CRUZ, R. W. R.; CORREIA, A. E. G. C. Produção de conhecimento em Secretariado Executivo no Brasil: análise temática das teses e dissertações dos docentes das Universidades Públicas. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENTOMETRIA, 6., 2018, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.
DURANTE, D. G.; PONTES, E. S; BARROS, A. G. M. M. Pesquisa em Secretariado na pós-graduação stricto sensu: levantamento de teses e dissertações produzidas no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL ACADÊMICO EM SECRETARIADO EXECUTIVO, 5., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: UFV, 2017.
HAYASHI, M. C; HAYASHI, C. R. M. MARTINEZ, C. M; Estudos sobre jovens e juventude: diferentes percursos refletidos na produção científica brasileira. Educação, Sociedade & Cultura, Porto, v. 27, p. 131-154, 2008.
HOELLER, P. A. F. A natureza do conhecimento em secretariado executivo. Revista Expectativa, Toledo, v. 5, n. 5, p. 139-145, 2006.
IZUKA, E. S; ALMEIDA, W. A. G. Produção acadêmica em secretariado: análise dos artigos da Revista de Gestão e Secretariado e da Revista Secretariado Executivo em Revista entre 2005 e 2012. Revista Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 71-03, set./dez. 2014.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, 1998.
MAÇANEIRO, M. B. A construção da identidade científica em Secretariado Executivo. In: DURANTE, D. G. Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios. Passo Fundo: Ed. UPF, 2012. p. 75-97.
MAÇANEIRO, M. B.; KUHL, M. R. Estado da arte e o rumo do conhecimento científico em Secretariado Executivo: mapeamento e análise de áreas de pesquisa. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 4, p. 157-188, 2013.
MEDEIROS, J. M. G.; VITORIANO, M. A. V. A evolução da bibliometria e sua interdisciplinaridade na produção científica brasileira. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 491-503, set./dez. 2015.
MORAES, M.; CARELLI, A. E. A interdisciplinaridade na ciência da informação pela perspectiva da análise de citações. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 137-160, jan./abr. 2016.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia do Secretariado Executivo: por uma teoria do conhecimento em Secretariado. In: CONGRESSO NACIONAL DE SECRETARIADO, 16., 2009, Brasília. Anais [...]. Brasília: FENASSEC, 2008.
RABELLO, R. La construcción de objetos em la Ciencia de la Información: el caso del processo organización del conocimiento. Scire, Zaragoza, v. 7, n. 1, p. 81-89, jun. 2001.
SABINO, R. F.; MARCHELLI, P. S. O debate teórico-metodológico no Campo do Secretariado: pluralismo e singularidades. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 4, p. 607-621, dez. 2009.
SABINO, R. F.; ROCHA, F. G. Secretariado: do escriba ao Webwriter. Rio de Janeiro: Brasport, 2010.
SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Aspectos metodológicos da produção de indicadores em Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2005.
SILVEIRA, M. A. A. J. et al. Domínios científicos da ciência da informação representados no GT 7 do ENANCIB: análise das citações (2007-2012). Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 6, n. 2, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos autorales y ceden a la Revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que admite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoria.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales en forma separada, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta Revista, como para publicar en repositorio institucional, con reconocimiento de autoria y publicación inicial en esta Revista.
Los artículos son de acceso abierto y gratuitos. Según la licencia, usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.