Academic productivism in the lives of graduate students

Authors

  • Letícia Silvana dos Santos Estácio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Wemylinn Giovana Florencio Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245251.133-158

Keywords:

Academic productivism. Graduate studies. Scientific production. Students.

Abstract

Academic productivism is a phenomenon characterized by excessive
appreciation of quantity and little consideration of the quality of academic
production. The objective of this article is to understand the influence of
academic productivism in the life of students of a graduation course based on
their perceptions. The study used the qualitative method substantiated on indepth
interviews and data thematic analysis. Ten students were interviewed. The
students consider academic productivism both positive and negative. From the
positive point of view, they argue that the charge for producing contributes to
the process of building knowledge, and on the negative side, the pressure to
publish in quantity requires intense dedication, generating, in many cases,
psychological, emotional and physical problems.

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Author Biographies

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, Eixo: Produção e comunicação da informação. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Competência Informação (GPCIn), Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS) e Grupo de Bibliotecários da Área Escolar de Santa Catarina (GBAESC) . Atua nos Estudos métricos da Informação, Competência em Informação, Biblioteca Escolar e Sistemismo.

Wemylinn Giovana Florencio Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Bibliotecária na Biblioteca Pública Carlos Dorval Macedo, Lages/SC. Mestre em Ciência da Informação pelo PGCIN/UFSC (2017). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). É integrante do grupo de pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade. Tem interesse em estudos métricos, epistemologia e inovação tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Vinícius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC - vmkern@pq.cnpq.br - Bolsista PQ-2 de produtividade em pesquisa do CNPq, área Comunicação e Informação.

Cristiano Jose Castro de Almeida Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Adminstração de Empresas - Rheinisch-Westfalische Technische Hochschule Aachen (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981) e graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1977). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia Organizacional e Liderança, atuando principalmente nos seguintes temas: liderança, aprendizagem de executivos, reestruturação e estrategia organizacionais.

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Published

2019-01-01

How to Cite

ESTÁCIO, L. S. dos S.; ANDRADE, W. G. F.; KERN, V. M.; CUNHA, C. J. C. de A. Academic productivism in the lives of graduate students. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 133–158, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245251.133-158. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/79285. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

Section

Article