Ecojornalismo e Educação Ambiental: a experiência de implantação da Disciplina de Jornalismo Ambiental na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS

Autores/as

  • Ilza Maria Tourinho Girardi

Palabras clave:

Ecojornalismo, jornalismo ambiental, educação ambiental, sustentabilidade

Resumen

Relação do ecojornalismo com a educação ambiental tendo como pano de fundo o relato da experiência da implantação da Disciplina Jornalismo Ambiental na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O referencial teórico-metodológico foi construído a partir da articulação das idéias de Paulo Freire, Edgar Morin, Fritjof Capra, Leonardo Boff, Maturana, José Lutzenberger e Victor Bacchetta de forma a dar sustentação ao trabalho desenvolvido na Disciplina. Os resultados positivos podem ser constatados pelo aprimoramento da consciência crítica dos estudantes em relação à questão ambiental e pelo seu envolvimento na criação e produção da Revista Oca, palavra guarani que significa casa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilza Maria Tourinho Girardi

Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Sociologia Rural pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS. Mestre em Comunicação, área de Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Professora no Departamento de Comunicação e Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação da UFRGS. Currículo Lattes

Publicado

2006-12-09

Cómo citar

GIRARDI, I. M. T. Ecojornalismo e Educação Ambiental: a experiência de implantação da Disciplina de Jornalismo Ambiental na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Em Questão, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 203–213, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/91. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Relatos

Artículos más leídos del mismo autor/a