A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores

Autores/as

  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos
  • Vera Aparecida Lui Guimarães Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245223.161-183

Palabras clave:

Eventos científicos. Comunicação da ciência. Sociologia da ciência. Comunicação informal. Divulgação científica.

Resumen

Esse artigo apresenta os resultados obtidos por meio de uma pesquisa empírica sobre o significado que a comunicação científica em eventos assume para uma comunidade de pesquisadores de diferentes áreas da ciência. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de cunho explicativo com abordagem quanti-qualitativa. A população investigada foi composta por 150 pesquisadores vinculados a uma instituição federal de ensino superior do interior do estado de São Paulo, e o instrumento para a coleta de dados foi um questionário online. Os dados empíricos da pesquisa foram categorizados e analisados à luz dos referenciais teóricos da Sociologia da Ciência e da Ciência da Informação. Os resultados evidenciaram especificidades das diferentes áreas do conhecimento em relação à comunicação em eventos científicos confirmando que esse meio de divulgação ainda é um dos mais utilizados pelos pesquisadores, e se constituem em um bom termômetro para verificar a aceitação pelos pares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação (UFSCar, 1995). Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação; Pós-Graduação em Educação Especial e Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, todos da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Vera Aparecida Lui Guimarães, Universidade Federal de São Carlos

Bibliotecária, Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade e Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Citas

BARUCH, Y. Response rate in academic studies: a comparative analysis. Human Relations, Thousand Oaks, v. 52, p. 421-438, 1999.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

CAPES. Relatório de avaliação 2010-2012, trienal 2013 - Ciência da Computação. Brasília, 2013. Disponível em: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDoxMTdkMTgxYjVjN2M4OTk0>. Acesso em: fev. 2016.

CONGRESSO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM, 4, 2011. Santos-SP (Offshore). Disponível em: <http://www.abenmt.org.br/Programacao_ABESE.pdf > Acesso em: jan. 2016.

CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA, 7, 2008. Rio de Janeiro-RJ (Offshore). Disponível em: <http://www.forl.org.br/Noticia/ViewNoticia/843> Acesso em jan. 2016.

COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003.

CRANE, D. Invisible colleges. Chicago: University of Chicago Press, 1972.

CUNHA, H. F. R. S.; SALLUH, J. I. F.; FRANÇA, M. de A. Atitudes e percepções em terapia nutricional entre médicos intensivistas: um inquérito via internet. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, São Paulo, v. 22, n. 1 p. 53-63, 2010.

GARVEY, W. D. Communication: the essence of science. London, New York: Pergamon, 1979.

GARVEY, W. D.; GRIFFITH, B. C. Scientific communication as a social system. In: GARVEY, W. D. Communication: the essence of science. London, New York: Pergamon, 1979. p. 148-164.

GIAMI, A. Ethnographie d'une conférence médico-scientifique: l'influence de l'industrie pharmaceutique dans le champ de la sexologie, Revue Sociologie Santé, Bourdeaux, v. 30, p. 187-210, 2009.

GONZÁLEZ-ALBO, B.; BORDONS, M. Articles vs. proceedings papers: Do they differ in research relevance and impact? A case study in the Library and Information Science field. Journal of Informetrics, Leiden, v. 5, p. 369–381, 2011.

GUIMARÃES, V. A. L. A comunidade científica da UFSCar e a comunicação da ciência: um estudo sobre o significado dos eventos científicos. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-210, maio-ago. 2006.

JEONG, S.; KIM, H.-G. Intellectual structure of Biomedical Informatics reflected in scholarly events. Scientometrics, Amsterdam, v. 85, n. 2, p. 541-551, Feb. 2010.

JEONG, S.; LEE, S.; KIM, H.-G. Are you an invited speaker? A bibliometric analysis of elite groups for scholarly events in Bioinformatics. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 60, n. 6, p. 1118-1131, 2009.

LARIVIÈRE, V. On the shoulders of students?: the contribution of PhD students to the advancement of knowledge. Scientometrics, Amsterdam, v. 90, n. 2, p. 463-481, 2012.

LISÉE, C.; LARIVIÈRE, V.; ARCHAMBAULT, É. Conference proceedings as a source of scientific information: a bibliometric analysis. Journal of the American Society for Information Science and Technology, New York, v. 59, n. 11, p. 1776-1784, 2008.

MARTENS, B.; SARETZKI, T. Conferences and courses of biotechnology: describing scientific communication by exploratory methods. Scientometrics, Amsterdam, v. 27, n. 3, p. 237-260, 1993.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 1999.

PRICE, D. J. de S. Science since Babylon. New Haven: Yale University Press, 1961.

SHEEHAN, K. B; HOY, M. G. Using e-mail to survey internet users in the United States: methodology and assessment. Journal of Computer Mediated Communication, New York, v. 4, n. 3, 1999.

SHIH, T.-H.; FAN, X. Comparing response rates from web and mail surveys: a meta-analysis. Field Methods, Beverly Hills, v. 20, n. 3, p. 249-271, 2009.

SÖDERQVIST, T.; SILVERSTEIN, A. Participation in scientific meetings: a new prosopographical approach to the disciplinary history of science: the case of immunology, 1951-1972. In: SCANLON, Eillen; HILL, Roger; JUNKER, Kirk (Eds.). Communicating science: professional contexts. London: Routdlege, 1999. p. 101-131.

SÖDERQVIST, T.; SILVERSTEIN, A. Studying leadership and subdisciplinary structure of scientific disciplines. Scientometrics, Amsterdam, v. 30, n. 1, p. 243-258, 1994.

WEIBLE, R.; WALLACE, J. Cyber research: the impact of the internet on data collection. Marketing Research, Chicago, v. 10, n. 3, p. 19-24, Fall 1998.

WU, Y. W. et al. The influencing factors of commitment and business integration on supply chain management. Industrial Management & Data Systems, Wembley, v. 104, n. 4, p. 322-333, 2004.

ZIMAN, J. M. Competition undermines creativity. The Times Higher Education, London, Suppplement, p. 16, 16 July 1993.

ZIMAN, J. M. Real science: what it is and what it means. Cambridge: Cambridge University, 2000.

Publicado

2016-09-29

Cómo citar

PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI, M. C.; LUI GUIMARÃES, V. A. A comunicação da ciência em eventos científicos na visão de pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 161–183, 2016. DOI: 10.19132/1808-5245223.161-183. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/63251. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo

Artículos más leídos del mismo autor/a