Os Anais da Academia Brasileira de Ciências e a pesquisa científica no Brasil: estudo exploratório com base no índice-h
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245212.95-118Palavras-chave:
Análise de citações. Índice-h. Autoria. Produção científica. Periódicos científicos.Resumo
Estudo exploratório realizado no periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências (AABC) no período de 1966 a 2012. O objetivo foi analisar as variáveis autoria, gênero, afiliação e áreas do conhecimento a que se vinculam os autores de artigos selecionados, identificados na base de dados Web of Science (WoS), através dos valores do índice-h dos artigos deste periódico no período. Os resultados indicaram que os 33 artigos mais citados receberam um total de 1.684 citações, o que representa 18% de todas as citações recebidas pelos 4.040 artigos identificados pela WoS nos AABC. Neste conjunto de artigos a autoria única é predominante, a maior parte dos autores é do gênero masculino e está afiliada a instituições brasileiras, principalmente universidades; a maior incidência de citações vinculadas à área das Ciências Biomédicas e Médicas. Apesar dos resultados não evidenciarem novidade relevante que altere o perfil da atual produção científica brasileira, buscou-se promover maiores oportunidades de reflexão e discussão dos resultados da pesquisa, analisando peculiaridades relativas a alguns artigos mais citados e estabelecer uma comparação de alguns dados gerais dos AABC com o periódico Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria xxx.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.