Best seller: Harry Potter e a mídia do livro

Autores/as

  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Janayna Barros Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

best seller. Harry Potter. Combinatória narrativa. Mapa Semiótico

Resumen

O artigo analisa a construção das narrativas da saga Harry Potter. Utilizamos, para isso, o esquema estabelecido por Umberto Eco, o qual se propõe a ver a narrativa como um jogo. Focamos na contribuição feminina para formação do personagem principal, analisando o percurso gerativo de sentido obtido através do mapa semiótico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), é Magister en Periodisme i Ciències de la Comunicació - Universitat Autònoma de Barcelona (1998), com mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Doctorado en Periodismo - Universitat Autònoma de Barcelona (2000) e com pós-doutorado na Sorbonne III (La Nouvelle). Professor associado II da Universidade Federal de Santa Maria.  É chefe do Departamento de Ciências da Comunicação (2005), atuou como primeira coordenadora na implementação do Mestrado de Comunicação da UFSM (2005-07) e foi coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (2003-2005) da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências da comunicação, mídia e identidade, representações midiáticas, difusão científica e tecnológica, processos de comunicação e política de comunicação.

Janayna Barros, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda de Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2012-12-23

Cómo citar

MACHADO DA SILVEIRA, A. C.; BARROS, J. Best seller: Harry Potter e a mídia do livro. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 259–274, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/26838. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo