Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon

Autores

  • Cassia Cordeiro Furtado UFMA
  • Lidia Oliveira Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Biblioteca escolar. Rede social. Biblon. Interculturalidade. Leitura.

Resumo

Este artigo visa apresentar a Plataforma Biblon, constituída no âmbito da pesquisa Rede Social de Leitores-Escritores Juniores, do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, da Universidade de Aveiro e Universidade do Porto-Portugal. O objetivo da investigação consiste da análise da formação de redes sociais, em torno da literatura infantojuvenil, na comunidade lusófona, tendo como instrumento a referida plataforma. A fase empírica, do estudo de caso, está sendo realizada nas escolas do 1º ciclo, da educação básica, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, em Portugal. Com esta investigação existe a expectativa de contribuir para disseminação e preservação da língua e da literatura, na criação, articulação e circulação de bens culturais na comunidade escolar de língua portuguesa. Assim, o Portal Biblon – Rede Social de Leitores Juniores (www.portal-biblon.com/) é um meio com potencial para fomentar a interculturalidade de pessoas que usam a língua portuguesa, como sua língua nata ou como sua segunda língua, pois, mesmo que geograficamente dispersas, tem em comum, além da língua, o repertório histórico e a raiz cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Cordeiro Furtado, UFMA

Professora Dept. Bibliotconomia UFMA Mestre Ciência da Informação - UnB Doutoranda Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Lidia Oliveira, Universidade de Aveiro

Professora do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro-Portugal e pesquisadora do CETAC.MEDIA-Portugal.

Downloads

Publicado

2012-07-30

Como Citar

FURTADO, C. C.; OLIVEIRA, L. Biblioteca escolar e interculturalidade: rede social em países lusófonos Portal Biblon. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 155–169, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/23936. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo