TJRS e UniTV são parceiros em Justiça Gaúcha: as estratégias semiológicas de um discurso midiático

Autores

  • Cristiano Tarouco UFSM
  • Maria Lilia Dias de Castro UFSM

Palavras-chave:

Estratégias midiatização, Teorias da enunciação, Discurso televisivo auto-referencial, Justiça Gaúcha, UniTV.

Resumo

A midiatização é a nova natureza sócio-organizacional da sociedade. Como reflexo disso, os três poderes do Estado têm buscado legitimar sua ações e sua representatividade social através de diversos aportes na mídia eletrônica e virtual. Por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação das teorias da enunciação, buscamos verificar como os efeitos de sentido presentes no discurso televisivo são determinantes na tentativa de prospectar um público enquanto promovem o dispositivo. A análise da notícia de lançamento do Justiça Gaúcha, veiculada pelo próprio telejornal, possibilitou a identificação da proposta de um contrato de leitura ao telespectador ancorada em elementos de autorreferencialidade midiática. PALAVRAS-CHAVE: Estratégias de midiatização. Teorias da enunciação. Discurso televisivo auto-referencial. Justiça Gaúcha. UniTV.

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Biografia do Autor

Cristiano Tarouco, UFSM

Bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestrando em Comunicação Midiática no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM

Maria Lilia Dias de Castro, UFSM

Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle. Professora Voluntária no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

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Publicado

2010-12-20

Como Citar

TAROUCO, C.; DIAS DE CASTRO, M. L. TJRS e UniTV são parceiros em Justiça Gaúcha: as estratégias semiológicas de um discurso midiático. Em Questão, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 87–102, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16028. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo