Ações, pensamentos, sentimentos e estratégias no processo de pesquisa acadêmica
Palavras-chave:
Prêmio Jovem Cientista. Pesquisa acadêmica. Comportamento informacional. Modelo ISP. CNPq.Resumo
A pesquisa busca compreender o comportamento informacional dos estudantes vencedores do Prêmio Jovem Cientista, através de suas ações, pensamentos, sentimentos e estratégias durante a realização das pesquisas acadêmicas. Nove estudantes dos cursos de Comércio Exterior, Comunicação, Design Gráfico, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Fisioterapia, Relações Internacionais e Tecnologia em Gestão da Qualidade e Produtividade foram entrevistados no ano de 2008. As categorias de análise do comportamento informacional foram a revisão de literatura, estabelecimento do foco da pesquisa, seleção e uso das fontes de informação, escrita e apresentação final do trabalho. É possível afirmar que o Modelo ISP é um referente importante para a compreensão do comportamento informacional de jovens na prática da pesquisa acadêmica. O Prêmio Jovem Cientista pode ser considerado um marco importante na vida dos estudantes vencedores em relação ao aprendizado de pesquisa, ao reconhecimento social e ao desenvolvimento da carreira profissional. PALAVRAS-CHAVE: Prêmio Jovem Cientista. Pesquisa acadêmica. Comportamento informacional. Modelo ISP. CNPq.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Janaina Ferreira Fialho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.