Mediação da informação, gênero e mulheres
uma análise das dissertações e teses nos PPGCIs brasileiros (2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.140321Palavras-chave:
Mediação da informação, Mulheres, Gênero, Feminismo, Protagonismo socialResumo
O objetivo geral do artigo é analisar a mediação consciente da informação em dissertações e teses produzidas sobre os estudos de gênero e mulheres nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) acadêmicos no Brasil indexados nos repositórios institucionais entre os anos de 2010 e 2020. No que concerne à metodologia, a pesquisa é do tipo bibliográfica documental e descritiva. Os dados foram tratados com base nas abordagens qualitativa e quantitativa e coletados nos repositórios institucionais em que estão inseridos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais e Estaduais de ensino superior do Brasil e no currículo lattes das/os pesquisadoras/es. As variáveis adotadas foram: instituição em que a pesquisa foi defendida; ano em que a dissertação ou a tese foi defendida; orientação e palavras-chave utilizadas no trabalho. No que tange às/aos pesquisadoras/es, identificaram-se a autoria e o gênero das pessoas escritoras. Na amostra do estudo, mapearam-se 28 dissertações e 7 teses, das quais 86,1% foram produzidas por pesquisadoras e 13,9%, por pesquisadores. O estudo indicou, ainda, que 66,7% dos trabalhos foram orientados por mulheres e 33,3% por homens. Os resultados apontam que a mediação dos conteúdos informacionais produzidos nas dissertações e nas teses sobre mulher, gênero e feminismo disseminam conhecimentos sobre direitos, cidadania e desnaturalização das desigualdades de gênero, o que contribui para visibilizar a interface mulheres, gênero e o fenômeno informacional de forma a favorecer o protagonismo social das mulheres.
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