Mediação da informação, gênero e mulheres

uma análise das dissertações e teses nos PPGCIs brasileiros (2010-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.140321

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mulheres, Gênero, Feminismo, Protagonismo social

Resumo

O objetivo geral do artigo é analisar a mediação consciente da informação em dissertações e teses produzidas sobre os estudos de gênero e mulheres nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCIs) acadêmicos no Brasil indexados nos repositórios institucionais entre os anos de 2010 e 2020. No que concerne à metodologia, a pesquisa é do tipo bibliográfica documental e descritiva. Os dados foram tratados com base nas abordagens qualitativa e quantitativa e coletados nos repositórios institucionais em que estão inseridos os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação das Universidades Federais e Estaduais de ensino superior do Brasil e no currículo lattes das/os pesquisadoras/es. As variáveis adotadas foram: instituição em que a pesquisa foi defendida; ano em que a dissertação ou a tese foi defendida; orientação e palavras-chave utilizadas no trabalho. No que tange às/aos pesquisadoras/es, identificaram-se a autoria e o gênero das pessoas escritoras. Na amostra do estudo, mapearam-se 28 dissertações e 7 teses, das quais 86,1% foram produzidas por pesquisadoras e 13,9%, por pesquisadores. O estudo indicou, ainda, que 66,7% dos trabalhos foram orientados por mulheres e 33,3% por homens. Os resultados apontam que a mediação dos conteúdos informacionais produzidos nas dissertações e nas teses sobre mulher, gênero e feminismo disseminam conhecimentos sobre direitos, cidadania e desnaturalização das desigualdades de gênero, o que contribui para visibilizar a interface mulheres, gênero e o fenômeno informacional de forma a favorecer o protagonismo social das mulheres.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Patrícia Silva Moura, Universidade Federal da Paraíba

Professora do magistério superior - substituta - no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECIN/UFRN) e doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI/UFPE).

Gisele Rocha Côrtes, Universidade Federal da Paraíba

Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Referências

ALENTEJO, Eduardo da Silva; SANTOS, Andréa Vieira. A organização interdisciplinar da Ciência da Informação no Brasil: perspectivas dos programas de pós-graduação. Ponto de Acesso, v. 1, 2011.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da Informação: Dimensões. 2015. Disponível em: https://ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=939. Acesso em: 30 nov. 2020.

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, Terezinha Elizabeth da. (org.). Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008.

BUFREM, Leilah; NASCIMENTO, Bruna Silva. A questão do gênero na literatura em Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 199-214, dez. 2012.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e ciência da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2003.

CÔRTES, Gisele Rocha; MARTINS, Gracy Kelli. Protagonismo social das mulheres na Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima (org.). O protagonismo da mulher na biblioteconomia e ciência da informação: celebrando a contribuição intelectual e profissional de mulheres latinoamericanas. Florianópolis: Rocha Editora e Gráfica, 2020. 490 p.

CÔRTES, Gisele Rocha; SILVA, Aurekelly Rodrigues da. Feminismo negro, interseccionalidade e mediação da informação. Revista Folha de Rosto, v. 9, n. 2, p. 242-268, 2023.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002.

CRIPPA, Giulia. O pensamento da diferença e a mediação da informação institucional em bibliotecas públicas: considerações teóricas sobre mediação de gênero. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 4, n. 1, 2011.

GARCÊS-DA-SILVA, Franciele. A inserção das temáticas africana e afro-brasileira e o ensino de Biblioteconomia: avaliação em Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, p. 112-130, 2019.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, maio./ago. 2014.

GOMES, Henriette Ferreira. Comunicação e informação: relações dúbias, complexas e intrínsecas. In: MORIGI, Valdir; JACKS, Nilda; GOLIN; Cida (org.). Epistemologias, comunicação e informação. Porto Alegre: Sulina, 2016. p. 91–107.

GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo social e mediação da informação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 10-21, 2019.

GOMES, Henriette Ferreira; CÔRTES, Gisele Rocha. Mediação consciente da informação e protagonismo social das mulheres: as práticas informacionais das teorias críticas feministas. In: ALVES, Edvaldo Carvalho (org.). Práticas informacionais: Reflexões teóricas e experiências de pesquisa. João Pessoa: EdUFPB, 2020. p. 122-201.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, v. 5, p. 7-41, 1995.

KILOMBA, Grada. The Mask. In: KILOMBA, Grada. Plantation Memories: episodes of Everyday Racism. Münster: Unrast Verlag Auflage, 2010.

LEITE, Fernando César Lima. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. 2 ed. Brasília: IBICT, 2009. 120 p.

LUCIANO, Maria Cristiana Félix. Protagonismo social das mulheres na produção científica dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (1994-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

MARTUCCI, Elisabete Márcia. A feminização e a profissionalização do magistério e da biblioteconomia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 2, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: Oposição ou complementaridade?. Caderno de Saúde Pública, São Paulo, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul./set. 1993.

MOURA, Ana Patrícia Silva. A mediação da informação sobre mulher, gênero e feminismo nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.

OLINTO, Gilda. A inclusão das mulheres nas carreiras de ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 5, n. 1, p. 68-77, jul./dez. 2011.

OLIVEIRA, Henry Pôncio Cruz de; AQUINO, Mirian de Albuquerque. O conceito de informação etnicorracial na Ciência da Informação. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 466-492, set. 2012.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. 82 p.

PERROTTI, Edmir. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, Henrriete Ferreira. Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 11-26.

SANTOS NETO, João Arlindo dos. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. 460 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, 2019.

SANTOS NETO, João Arlindo dos; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação: uma análise histórica e discursiva da constituição e desenvolvimento dos conceitos. In: XX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 20., 2019, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis, SC: UFSC, 2019.

SCAVONE, Lucila. Estudos de gênero: uma sociologia feminista?. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 173-186, jan./abr. 2008.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Sociedade, Porto Alegre, v.16. p. 71-99, 1995.

SILVA, Aurekelly Rodrigues da; CÔRTES, Gisele Rocha. A mediação da informação na Casa Abrigo da Paraíba: o protagonismo das mulheres em enfretamento à violência doméstica. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 94-119, jul./set. 2021.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Percepções conceituais sobre mediação da informação. INCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 93-208, 10 abr. 2015.

SILVA, Leyde Klébia Rodrigues da; AQUINO, Mirian Albuquerque. Bamidelê: por uma sociologia da informação étnico-racial na organização das mulheres negras da Paraíba. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 8, n. 1, 2013.

SILVA, Leyde Klébia Rodrigues da. Feminismo negro e epistemologia social: trajetórias de vida de pesquisadoras negras em Biblioteconomia e Ciência da Informação. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2020

SILVA, Leyde Klébia Rodrigues da; AQUINO, Mirian Albuquerque. Fontes de informação na web: apropriação, uso e disseminação da informação étnico-racial no movimento negro da Paraíba. Transinformação, v. 26, n. 2, p. 203-212, 2014.

TONELLO, Izângela Maria Sansone; LUNARDELLI, Rosane Alvares; ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Palavras-chave: possibilidades de mediação da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, p. 21–34, 2012.

Publicado

2024-11-18

Como Citar

MOURA, A. P. S.; CÔRTES, G. R. Mediação da informação, gênero e mulheres: uma análise das dissertações e teses nos PPGCIs brasileiros (2010-2020). Em Questão, Porto Alegre, v. 30, 2024. DOI: 10.1590/1808-5245.30.140321. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/140321. Acesso em: 14 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigo