O comportamento em informação de mulheres vítimas de violência doméstica

análise das barreiras sociais de acesso à informação na perspectiva de Chatman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1808-5245.29.125152

Palavras-chave:

comportamento em informação, normas sociais, pobreza em informação, violência doméstica

Resumo

Examina as características do comportamento em informação de mulheres vítimas de violência doméstica em relação às barreiras sociais de acesso à informação. Especificamente, descreve as circunstâncias que encorajaram mulheres vítimas de violência doméstica a buscarem informações. As reflexões desta pesquisa fazem menção aos trabalhos desenvolvidos na área da Ciência da Informação por Chatman. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com duas profissionais do Centro das Mulheres do Cabo e com quatro mulheres vítimas de violência doméstica que lá buscaram atendimento. Os dados obtidos foram examinados à luz da análise de conteúdo. O estudo evidenciou as questões sociais que atravessam os fluxos informacionais, além das normas sociais que conformam o comportamento em informação das mulheres vítimas de violência doméstica, explicitadas na naturalização dessa crueldade, na manutenção do sigilo acerca de suas necessidades em informação e nos recursos de autoproteção adotados. Portanto, pode-se assumir que essas mulheres vivenciam uma realidade de pobreza em informação.

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Biografia do Autor

Natalia Francisca Nascimento da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco - PPGCI/UFPE (2022). Atualmente é Bibliotecária / Documentalista na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atuando na área de Desenvolvimento de Coleções e Orientação em pesquisa científica a discentes do Centro de Educação/UFPE.

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciências Econômicas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutorado (2016) em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri - Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, com atuação na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu na área da Ciência da Informação e no Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Pública . Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPE no período de 2020 - 2021. Editora Científica da Revista Navus - Gestão e Tecnologia. Líder do grupo de pesquisa Prospecção e Práxis em Gestão da Informação. Atua nos seguintes temas de interesse: gestão da informação, contexto social e cultura em informação, inovação inclusiva. (Texto informado pelo autor)

Izabel França de Lima , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), mestre em Educação (2007) especialista em Gestão de Unidades de Informação (2006), graduada em Biblioteconomia (1989) e em Administração (1999) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, líder do grupo de Pesquisa inclusoS da Universidade Federal da Paraíba. Área de pesquisa Ciência da Informação, com ênfase em Informação e tecnologia, atuando nos seguintes temas: Memória Institucional, Memória e Identidade, Repositórios institucionais, acesso e uso de informação, acessibilidade, usabilidade, inclusão digital/social/racial, informação etnicorracial, Justiça Social, Informacional, Racial e de Gênero. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

SILVA, N. F. N. da; PRESSER, N. H.; LIMA , I. F. de. O comportamento em informação de mulheres vítimas de violência doméstica: análise das barreiras sociais de acesso à informação na perspectiva de Chatman. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 125152, 2023. DOI: 10.1590/1808-5245.29.125152. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125152. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo