Competência em informação como inovação social

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.126500

Palavras-chave:

inovação social, competência em informação, interdisciplinaridade, emancipação social

Resumo

Na contemporaneidade, a falta de capacidade de indivíduos e de comunidades em analisar e utilizar a informação de forma crítica e de acompanhar os ciclos de avanços tecnológicos resulta em desvantagem e em manutenção de contextos hegemônicos. Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de levantar se a competência em informação tem sido correlacionada à inovação social na literatura, para embasar a afirmativa de que ambas as áreas são correlacionadas e podem ser abordadas conjuntamente em estudos interdisciplinares, com benefícios para o estudo das duas áreas temáticas. Os resultados a partir da busca nas bases de dados Scopus, Web of Science, SAGE Open e Academic Search Premier foram escassos e sugerem que a temática possui um campo potencial de estudos, o que abre espaço para a sugestão de pesquisas futuras que objetivem estudos exploratórios, documentais e empíricos sobre a competência em informação para promoção de inovação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra de Souza Santos, Universidade FUMEC

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (Universidade FUMEC). Mestre em Gestão, Educação e Desenvolvimento Local (Centro Universitário UNA). Especialista em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento (Universidade Estácio de Sá). Especialista em Gestão de Pessoas (Centro Universitário UNA).

Luiz Cláudio Gomes Maia, Universidade FUMEC

Mestre e Doutor em Ciência da Informação (UFMG). Graduado em Ciência da Computação (Universidade FUMEC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (Universidade FUMEC). 

Referências

ANDRÉ, Isabel; ABREU, Alexandre. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, Lisboa, v. 41, n. 81, p. 121-141, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.18055/Finis1465. Acesso em: 20 jan. 2023.

AVELINO, Flor et al. Transformative social innovation and (dis)empowerment. Technological Forecasting & Social Change, New York, v. 145, p. 195-206, 2019. Available in: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.05.002. Access on: 20 jan. 2023.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, 2017.

BERRÍO ZAPATA, Cristian. Entre la alfabetización informacional y la brecha digital: Reflexiones para una reconceptualización de los fenómenos de exclusión digital. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín, Colombia, v. 35, n. 1, p. 39-53, 2012.

BESANÇON, Emmanuelle; CHOCHOY, Nicolas; GUYON, Thibault. L’innovation sociale: principes et fondements d’un concept. Paris: L’Harmattan, 2013.

BRUCE, Christine Susan. Informed Learning. Chicago: Association of College and Research Libraries, 2008.

BRUCE, Christine Susan. The seven faces of information literacy. Adelaide: Auslib Press, 1997.

CHIAN TAN, Felix Ter; PAN, Shan Ling; CUI, Lili. an information processing perspective of digital social innovation: insights from china’s taobao villages. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS: BUILDING A BETTER WORLD THROUGH INFORMATION SYSTEMS 16., 2014, Auckland, New Zealand. Proceedings […], Auckland, New Zealand, dez. 2014. p. 1-12.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; CASTRO JÚNIOR, Orlando Vieira de. Perspectivas sobre competência em informação: diálogos possíveis. Ciência da Informação, Brasília, v. 47, n. 2, p.35-51, 2018.

CUEVAS-CERVERÓ, Aurora; MARQUES, Márcia; PAIXÃO, Pablo Boaventura Sales. A alfabetização que necessitamos: informação e comunicação para a cidadania. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 2, p. 35-48, 2014.

DE LUCCA, Djuli Machado; NEUBERT, Patricia da Silva. A produção científica mundial sobre Competência em Informação: análise dos documentos indexados na Web of Science. Em Questão, Porto Alegre, v. 26, n. 3, p. 380-407, 2020. Disponível: https://doi.org/10.19132/1808-5245263.380-407. Acesso em: 20 jan. 2023.

EDWARDS-SCHACHTER, Mónica; WALLACE, Matthew L. ‘Shaken, but not stirred’: Sixty years of defining social innovation. Technological Forecasting and Social Change, New York, v. 119, p. 64-79, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2017.03.012. Acesso em: 20 jan. 2023.

FORESTI, Fabricio et al. A Economia Solidária em Ciência da Informação: interrelações e atuações possíveis. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, n. 2, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1808-5245242.165-187. Acesso em: 20 jan. 2023.

GARNER, Sarah Devotion. Beacons of the Information Society: The Alexandria Proclamation on Information Literacy and Lifelong Learning. In: HIGH-LEVEL COLLOQUIUM ON INFORMATION LITERACY AND LIFELONG LEARNING, 2005, Bibliotheca Alexandrina, Alexandria. Colloquium […]. Haia: IFLA, 2005. p. 3.

GARCIA, Cristiane Luiza Salazar. Fragmentos teóricos de domínios de pesquisa da Ciência da Informação: perspectiva metateórica para Gestão do Conhecimento e Competência em Informação. 2018. Dissertação (PhD em Ciência da Informação) - Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

GÓMEZ-HERNÁNDEZ, José-Antonio; SAORÍN, Tomás. Trends in information literacy programmes to empower people and communities: social technologies supporting new citizen needs. In: PASSARELLI, Brasilina; STRAUBHAAR, Joseph; CUEVAS-CERVERÓ, Cuevas-Cerveró (eds.). Handbook of research on comparative approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas. Hershey, PA: IGI Global, 2015, p. 315-331.

HARRISSON, Denis; KLEIN, Juan-Luis. Introduction. In: KLEIN, Juan-Luis; HARRISSON, Denis (org.). L’innovation sociale: émergence et effets sur la transformation des sociétés. Québec: Presse Universitaires du Québec, 2007, p. 1-14.

HOCHGERNER, Josef et al. Vienna Declaration: the most relevant topics in social innovation research. In: CHALLENGE SOCIAL INNOVATION, 2011, Vienna, Austria. Innovating innovation by research - 100 years after Schumpeter. Vienna: Net4Society, 2011.

HORTON JR., Forest Woody. Understanding information literacy: a primer - An easy-to-read, non-technical overview explaining What “information literacy” means, designed for busy public policy-makers, business executives, civil society administrators and practicing professionals. Paris: UNESCO, 2007. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000157020. Access on: 10 nov. 2022.

KARVALICS, László Z. Emerging new information literacies: a conceptual outlook. In: EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY (ECIL), 2., 2014, Dubrovnik. Information Literacy: lifelong learning and digital citizenship in the 21st century. Dubrovnik: Springer, 2014. p. 37-46. (Communications in Computer and Information Science).

KARVALICS, László Z. From scientific literacy to lifelong research: a social innovation approach. In EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION LITERACY (ECIL), 1., 2013, Istanbul. Worldwide commonalities and challenges in Information Literacy research and practice. Istanbul: Springer, 2013. p. 126-133. (Communications in Computer and Information Science).

KITCHENHAM, Barbara Ann; BUDGEN, David; BRERETON, Pearl. Evidence-Based Software Engineering and Systematic Reviews. Boca Raton, FL: CRC Press, 2016.

LEE, Alice et al. Conceptual relationship of information literacy and media literacy in knowledge societies: series of research papers. Paris: United Nations Educational Scientific and Cultural Organization, 2013.

LLOYD, Annemaree. The qualitative landscape of Information Literacy research: perspectives, methods and techniques. London: Facet Publishing, 2021.

LLOYD, Annemaree. Information literacy landscapes: Information literacy in education, workplace and everyday contexts. Oxford: Chandos Publishing, 2010.

LUPTON, Mandy. Information literacy and learning. 2008. Dissertation (PhD) Faculty of Information Technology - Queensland University of Technology, Brisbane, 2008.

MARQUES, Márcia; SIMEÃO, Elmira Melo. Alfabetização em informação como eixo do modelo de ação comunicativa para redes sociais em ambientes digitais. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (org.). Redes de conhecimento e competência em informação: interfaces da gestão, mediação e uso da informação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015, p. 59-85.

MOULAERT, Frank. Recommandations méthodologiques pour l’analyse de l’innovation sociale: une perspective critique sur l’épistémologie des systèmes d’innovation territoriaux. In: KLEIN, Juan-Luis et al. (org.). La transformation sociale par l’innovation sociale. Montreal: Presses de l’Université du Québec, 2016, p. 65-78.

MOULAERT, Frank; MACCALLUM, Diana. Advanced introduction to social innovation. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 2019.

MOULAERT, Frank et al. Towards Alternative Model(s) of Local Innovation. Urban Studies, London, v. 42, n. 11, p. 1969-1990, 2005. Available in: https://doi.org/10.1080/00420980500279893. Access on: 20 jan. 2023.

NAÇÕES UNIDAS (Brasil). Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nações Unidas Brasil, Brasília,15 set., 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 25 set. 2021.

PHILLIPS, Wendy et al. Social innovation and social entrepreneurship: a systematic review. Group & Organization Management, Thousand Oaks, v. 40, n. 3, p. 428-461, 2015. Available in: https://doi.org/10.1177/1059601114560063. Access on: 20 jan. 2023.

POTNIS, Devendra; GALA, Bhakti. "unified mobile, financial, and information literacy toolkit": a social innovation for public libraries to alleviate poverty in developing countries. Library Quarterly, Chicago, v. 92, n. 1, p. 68-86, 2022. Available in: https://doi.org/10.1086/717230. Access on: 20 jan. 2023.

RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação como movimento de inovação social. Investigación Bibliotecológica, Ciudad de México, v. 34, n. 82, p. 29-52, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2020.82.58080. Acesso em: 20 jan. 2023.

RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira. #Transliteracy: competência em informação voltada às pessoas trans*. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

RIGHETTO, Guilherme Goulart. Competência em informação de minorias sociais: pessoas trans da região de Florianópolis, Santa Catarina. 2018. Tese (Mestre em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

SANTOS, Alessandra de Souza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Competência em informação e inovação social: a interdisciplinaridade em foco. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 27-46, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v13i1p27-46. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, Alessandra de Souza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Competência em Informação como fator de Inovação Social: emancipação social pela transformação. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 16, p. e02149, 2022b. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02149. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, Alessandra de Souza; MAIA, Luiz Cláudio Gomes; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. A Teoria da Atividade na Compreensão da Competência em Informação como Inovação Social. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 15, p. e02129, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02129. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTOS, Alessandra de Souza. Competência em informação e inovação social. In: VALENTIM, Marta; BELLUZZO, Regina Célia Baptista (org.). Perspectivas em competência em informação. São Paulo: ABECIN Editora, 2020, p. 203-231.

UNITED NATIONS. Universal Declaration of Human Rights. United Nations, San Francisco, 10 dec., 1948. Available in: https://www.un.org/en/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Access on: 30 jan. 2022.

VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 47, n. 2, p. 71-85, 2018.

VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Dimensões da competência informacional (2). Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652011000100008. Acesso em: 20 jan. 2023.

Publicado

2023-04-26

Como Citar

SANTOS, A. de S.; MAIA, L. C. G. . Competência em informação como inovação social: uma revisão sistemática de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 126500, 2023. DOI: 10.19132/1808-5245.29.126500. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/126500. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)