Apropriação da memória pela Ciência da Informação e o papel legitimador das Instituições de Memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245282.109562

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Instituições de Memória, Legitimação da memória

Resumo

Objetiva refletir acerca da aproximação/interdisciplinaridade/contribuições que o campo da memória coletiva possui para a Ciência da Informação. Para isso, buscamos compreender como se deu o processo de apropriação do conceito de memória na área da Ciência da Informação e como as Instituições de Memória colaboram no processo de legitimação da memória coletiva. Realiza uma pesquisa exploratória por meio de uma revisão bibliográfica, como procedimento metodológico para a construção deste estudo. Contextualiza o surgimento da memória no campo da Filosofia e demais áreas das Ciências Humanas. Considera que a memória surge a partir de um entendimento restrito e que, posteriormente, é apropriada pelas Ciências Sociais, que entendem a memória a partir de uma perspectiva ampla e coletiva. Apresenta indícios do processo de apropriação do conceito de memória pela Ciência da Informação e ressalta que, diante das múltiplas possibilidades de realizar trabalhos no campo da memória, está a de compreender a função social desempenhada pelas Instituições de Memória, consideradas espaços que exercem um papel relevante na manutenção das identidades sociais e na legitimação de suas memórias. Conclui que a memória, enquanto mecanismo de representação social, é indispensável para a formação social das identidades e que seu processo de consolidação na Ciência da Informação ainda se encontra em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Oliveira Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Ciência da Informação (UFPB)

Bacharel em História (UFRN)

Gracy Kelli Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Marília/SP. Professora adjunta no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba - PB; Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Biblioteconomia (UFCA) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFPB).

Referências

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação? Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 1, p. 01-30, jan./abr. 2014. ISSN 1981-8920.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformação da memória cultural. Campinas: Ed UNICAMP, 2011.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Entrevista com o Professor Doutor Carlos Xavier Azevedo Netto [Entrevista realizada em 11 de setembro de 2014]. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 207-210. jul./dez. 2014. Entrevistadoras: Eva Cristina Leite da Silva; Marcia Silveira Kroeff.

BARROS, José D’Assunção. História e memória - uma relação na confluência entre tempo e espaço. Mouseion, Canoas, vol. 3, n. 5, Jan-Jul/2009.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Ed. UNESP, 1992.

CANDAU, Joel. Memória e identidade. Tradução de Maria L. Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.

CAPURRO, R. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5, 2003, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: UFMG, 2003.

CASADEI, Eliza Bachega. Maurice Halbwachs e March Bloch em torno do conceito de memória coletiva. Revista Espaço Acadêmico, [s.l.] v. 9, n. 108, p. 153-161, maio 2010.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

D'ALESSIO, Marcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n.25/26, p. 97-103, 1992.

FERRARINI, Pâmela Pitágoras Freitas Lima; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. O conceito de memória na obra freudiana: breves explanações. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 5, n. 1, p. 109-118, jun. 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. São Paulo: Paz e terra, 2014.

GALINDO, Marcos. A redescoberta do trabalho colaborativo. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de (org.). Informação, patrimônio e memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. p. 65-98.

GONDAR, Jô. Cinco proposições sobre a memória social. Morpheus: revista de estudos interdisciplinares em memória social, Rio de Janeiro, v. 9, n. 15, p. 19-40, 2016. ISSN 1676-2924.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2013.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HJØRLAND, Birger. Information science and its core concepts: Levels of disagreement. Dordrecht, 2013.

JUSTINO, Ana Cristina Fernandes Cortês Santana. O desafio da homogeneização normativa em Instituições de Memória. 2012. 314 f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, Departamento de Comunicação e Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2013.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. et al. 3. ed. Campinas (SP): UNICAMP, 1994.

OLIVIERA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. O conceito de memória na ciência da informação: análise das teses e dissertações dos programas de pós-graduação no Brasil. Liinc em Revista, Rio de Janeiro v. 7, n. 1, p. 311-328, mar. 2011.

OLIVIERA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg. As concepções de memória na ciência da informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. Ponto de Acesso, Salvador, v. 3, n. 3, p. 216-239, dez. 2009.

OLIVEIRA, Eliane Braga de; RODRIGUES, Georgete Medleg (org.). Memória: interfaces no campo da informação. Brasília: Ed. UnB. 2017.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2. n. 3, 1989, p. 3-15.

SARACEVIC, Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. A 3ª geração dos Annales: cultura histórica e memória. In: CURY, Cláudia Engler. et al. Cultura Histórica e Historiografia: legado e contribuições históricas do século XX. João Pessoa: Ed. UFPB. 2010.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa, André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

SUCHMAN, Mark C. Managing legitimacy: strategic and institutional approaches. Academy of Management Review, New York, v. 20, n. 3, p.571-610, 1995.

THIESEN, Icléia. Memória Institucional. João Pessoa: editora UFPB, 2013.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

SILVA, I. O.; MARTINS, G. K. Apropriação da memória pela Ciência da Informação e o papel legitimador das Instituições de Memória. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 109562, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245282.109562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/109562. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo