Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México

Autores

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Intercultural, Ensino Superior Intercultural, Estudantes Indígenas, México.

Resumo

No México surgiu, a partir de 2003, um subsistema universitário alternativo explicitamente voltado para estudantes indígenas. Neste artigo examinamos criticamente as assim-chamadas universidades interculturais como um novo tipo de instituição de ensino superior. A análise foi feita por meio de pesquisa empírica oriunda de diferentes estados da arte, de nosso próprio projeto de pesquisa colaborativa-etnográfica realizado em Veracruz e de seminários interinstitucionais organizados anualmente sobre universidades interculturais. Nossa análise aponta tensões e contradições compartilhadas, mas também identifica diferentes tipos de universidades interculturais. Concluímos com algumas recomendações para políticas de ensino superior intercultural no México e na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gunther Dietz, Universidad Veracruzana, Xalapa

Gunther Dietz possui mestrado e doutorado em antropologia pela Universidade de Hamburgo. Atualmente é professor pesquisador em Estudos Interculturais na Universidad Veracruzana, onde trabalha com etnicidade, interculturalidade e educação intercultural / inter-religiosa.

Laura Selene Mateos Cortés, Universidad Veracruzana, Xalapa

Laura Selene Mateos Cortés é pesquisadora educacional, filósofa e antropóloga na Universidad Veracruzana e Universidad de Granada. É doutora em antropologia pela Universidad de Granada e professora pesquisadora na Universidad Veracruzana em educação superior intercultural.

Publicado

2022-02-17

Como Citar

Dietz, G., & Mateos Cortés, L. S. (2022). Rumo a um Sistema de Ensino Superior para Estudantes Indígenas? Universidades interculturais no México. Educação &Amp; Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/116232

Edição

Seção

Experiências de Ensino Superior Alternativo