Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desescolarização, Reforma da Universidade.

Resumo

Apesar de alguma heterogeneidade superficial, as instituições de ensino superior do mundo inteiro compartilham algumas estruturas centrais. De acordo com críticos como Ivan Illich, a ossificação destas formas institucionais terminou empobrecendo as práticas que originalmente pretendiam apoiar. Este artigo avalia as bases para essas afirmativas e a construção associada de alternativas. Identifica três aspectos significativos da instituição: portas de entrada – os controles sobre as admissões à universidade; funções – as diferenciações entre estudantes, docentes e outros atores; e carimbos – os processos e os artefatos de validação da aprendizagem e do conhecimento adquirido pelo estudante. Estes três aspectos se apresentam em diferentes formas, níveis de rigidez e pontos de controle, tendo impactos dúbios sobre a igualdade e a justiça social e sobre o propósito central da universidade de promover a compreensão humana. São apresentadas implicações para o futuro da universidade e para as atuais iniciativas que estão tentando subverter estas estruturas e criar modelos alternativos.

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Biografia do Autor

Tristan McCowan, University College London (UCL), Londres

Tristan McCowan é professor de Educação Internacional no Instituto de Educação, University College London. Seu trabalho enfoca o ensino superior e desenvolvimento internacional. Seu livro mais recente é Higher Education for and beyond the Sustainable Development Goals (Palgrave Macmillan, 2019).

Publicado

2022-02-17

Como Citar

McCowan, T. (2022). Desinstitucionalização e Renovação no Ensino Superior. Educação & Realidade, 46(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117607

Edição

Seção

Experiências de Ensino Superior Alternativo

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