ESTUDIOS DEL OCIO EN BRASIL A PRINCIPIOS DEL SIGLO XXI: PANORAMA Y PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Cleber Dias Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil
  • Oromar Augusto dos Santos Nascimento Universidade de Brasília, Brasília, Brasil
  • Marcos Dittmar Buba Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.66121

Palabras clave:

Actividades Recreativas. Producción del conocimiento. Brasil.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo presentar una visión general de la producción del conocimiento acerca del ocio en Brasil. Tuvo como metodología un análisis bibliométrico de los artículos publicados en la Revista Licere entre 2000 y 2010. Durante este período, el número de artículos y de coautores por artículo aumentó significativamente. Los libros y autores brasileños son las principales referencias. La mayoría de los autores que publicaron con mayor frecuencia tienen una formación en Educación Física. Todo esto caracteriza una estructura ambivalente en los estudios del ocio en Brasil: por un lado, una creciente autonomía de este campo de investigación como un área especializada, con relativamente poca influencia de autores extranjeros. Por otro lado, la misma situación general puede también caracterizar una asimilación superficial de las tradiciones de las Humanidades, además de un cierto aislamiento con respecto a las obras publicadas fuera de Brasil.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Unidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, tendo ocupado o cargo de coordenador (2015-2016) e subcoordenador (2014-2015). Na Universidade Federal de Goiás, integrou o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi também subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013) e atual editor-executivo da Revista Recorde.

Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UNB). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás em Goiânia. Nesta, atuou como monitor voluntário no Projeto "Dando Asas" e Natação de março a junho de 2011, como monitor efetivo do Projeto "Dando Asas" de outubro de 2011 a agosto de 2012. Foi bolsista PIBIC nos períodos de 2013/2014 e 2014/2015, participando de projetos de pesquisa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte Lazer e Comunicação (GEPELC) da Faculdade de Educação Física da UFG, campus Goiânia

Marcos Dittmar Buba, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil

Estudante de Educação Física/Licenciatura da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde abril de 2013 é bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) - Educação Física e Lazer. Tem, na graduação enfoque nos seguintes temas: Lazer, Lazer e Minorias Sociais e Colônia de Férias Temáticas. No período de 2008 a 20012 fez um curso de Teologia e Missões pela Escola Superior de Missões Peniel, tendo enfoque na recuperação de dependência química. E desde, de 2012 faz parte de um grupos de palhaços de hospital, com o nome de Instituto da Alegria.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás, Goiás, Brasil

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás e Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG; Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação de professores de Educação Física, o esporte e o lazer.

Publicado

2017-06-21

Cómo citar

DIAS, C.; NASCIMENTO, O. A. dos S.; BUBA, M. D.; LAZZAROTTI FILHO, A. ESTUDIOS DEL OCIO EN BRASIL A PRINCIPIOS DEL SIGLO XXI: PANORAMA Y PERSPECTIVAS. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 601–616, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.66121. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/66121. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.