Educação física, qualidade de vida e saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2644Palavras-chave:
Educação Física. Qualidade de Vida. Saúde. Escola.Resumo
Este ensaio tem por objetivo refletir sobre as relações entre a Educação Física a Qualidade de Vida e a Saúde. Posiciona a Saúde como foco da discussão, considerando-a área de intersecção entre as duas primeiras, elemento-chave nas representações sociais sobre a Educação Física, e possivelmente sobre a Qualidade de Vida. São discutidos aspectos relacionados à complexidade e dinamicidade do que se denomina Qualidade de Vida; sobre as relações entre a Educação Física e a Saúde na escola; assim como suas contribuições para uma reflexão acerca do neologismo da Qualidade de Vida e as relações recentemente estabelecidas com a área. Propõe-se uma reorientação sobre o entendimento destas relações, em direção à superação da noção de causalidade entre Exercício-Saúde-Qualidade de Vida, através da fragilização das responsabilidades e compromissos da Educação Física frente às questões relacionadas à melhoria da Qualidade de Vida e da Saúde.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
