O processo de socialização na construção da identidade dos bibliotecários em Santa Catarina

Daniela Spudeit, Miriam Vieira da Cunha

Resumo


Este estudo objetiva analisar o modelo de profissão construído pelos bibliotecários durante o processo de socialização; identificar as formas de inserção desse profissional no mundo do trabalho, o perfil e os motivos que os levaram à escolha da profissão para compreender como a socialização contribui na construção da identidade. A fundamentação teórica para o estudo foi baseada, principalmente, em Hughes (1958), Dubar (2005), Berger e Luckman (2009). Os resultados evidenciaram que o interesse pela profissão foi despertado pelas aptidões, pelo gosto da leitura e pela influência que esses profissionais tiveram de familiares e de amigos que conheciam a profissão. Demonstram que a identidade foi construída por meio das relações pessoais, profissionais e no ambiente de trabalho, o que facilitou a sua inserção profissional. Em relação ao modelo profissional, a pesquisa mostrou que os bibliotecários passam por várias fases, como a imersão na cultura profissional, o choque de realidade entre o modelo ideal e o real para, em seguida, reconstruir seu modelo com base na imagem idealizada e na imagem real de profissão. Conclui-se que a identidade profissional está sempre se construindo, de acordo com as vivências e experiências do meio em que esse profissional está inserido e das mudanças no mundo profissional.


Palavras-chave


Identidade Profissional. Socialização Profissional. Bibliotecário. Santa Catarina.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245223.56-83



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)