Representação semântico-discursiva de cibercordéis

Mário Gaudêncio, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque

Resumo


Esta investigação teve por objetivo analisar a representação da informação dos cibercordéis por meio dos procedimentos semânticos de tematização e figurativização, elementos centrais do processo de indexação. O corpus para este artigo foram os cibercordéis que possibilitam o ambiente oportuno para serem tratados sob a ótica da representação informacional, por apresentar elementos textuais como temas, figuras, inspirações, anseios, motes, ou seja, as especificidades construídas através da poesia popular que, neste caso, se apropria da web para ser perpetuada no seio do ciberespaço. Da pesquisa, constatou-se que a representação da informação por meio da semântica discursiva se mostra como mais uma forma real para indexar os documentos. Por observar todas as suas particularidades textuais, aspectos concretos e abstratos, o enfoque na indexação, por meio da semântica discursiva enquanto concepção metodológica reduz significativamente a subjetividade inerente ao profissional da informação, além de se aproximar substancialmente da linguagem documentária por produzir uma constante troca interdisciplinar, relacionando figuras à linguagem natural e temas à linguagem artificial. Por esse motivo, os documentos entendidos como cibercordéis são passíveis de representação informacional, permitindo assim, potencializar uma recuperação da informação organizada de forma ágil e sistemática.


Palavras-chave


Representação da Informação. Cibercordel. Semântica discursiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245231.129-153



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)