Regime de informação: abordagens conceituais e aplicações práticas

Emy Pôrto Bezerra, Zayr Cláudio Gomes da Silva, Ítalo José Bastos Guimarães, Edivanio Duarte de Souza

Resumo


O regime de informação vem se desenvolvendo como um conceito importante no contexto da Ciência da Informação. Por meio de uma revisão de literatura sobre a ótica de quatro autores, Bernd Frohmann, Hamid Ekbia, Maria Nélida González de Gómez e Sandra Braman, busca-se discutir conceitos e aplicações de regime de informação na área. As aplicações desses conceitos são apresentadas em três espaços de informação distintos: o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-solos) e o Arranjo Produtivo Local (APL) de eletrônica localizado em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. O constructo de “regime de informação” se constitui através da gestão de políticas de informação em ações de informação, considerando diversos atores (sujeitos, tecnologias, poder, culturas). Embora se reconheça a diversidade das formações discursivas na Ciência da Informação, a efetivação de suas aplicações amplia as abordagens teórico-metodológicas hipotéticas de problemática da informação.

Palavras-chave


Ciência da Informação. Regime de informação. Conceitos de Regime de informação. Aplicações de regime de informação. Políticas de Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245222.60-86



Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)