Recomendações de acessibilidade em sites de comércio eletrônico para usuários cegos
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245274.84-106Palavras-chave:
, Acessibilidade no Comércio Eletrônico. Recomendações de Acessibilidade na web. Comércio Eletrônico. Usuários cegos.Resumo
O texto apresenta recomendações de acessibilidade para sites de comércio eletrônico a partir de uma revisão sistemática de literatura. Foram analisados cinco artigos científicos com base em três critérios, a saber: (1) estudos científicos com a temática principal relacionada à acessibilidade em páginas do comércio eletrônico, preferencialmente, estudos conduzidos por meio da avaliação de usuários; (2) trabalhos científicos publicados entre 2014 e 2020 e (3) textos com relevância para a comunidade científica, considerando os indicadores de número de citação da Scopus e Google Acadêmico. Objetivou-se identificar recomendações de acessibilidade que podem ser adotadas em sites de comércio eletrônico. A pesquisa se classifica como qualitativa, exploratória e bibliográfica. Para recuperar as investigações que trataram sobre acessibilidade no comércio eletrônico, foram realizadas buscas avançadas nas bases supracitadas, utilizando os termos “accessibility” AND “e-commerce”. Foram identificadas 24 recomendações que dizem respeito a linguagem de conteúdo, elementos audiovisuais, navegação e página inicial, ferramenta de busca e informações sobres os produtos disponibilizados para oferta em ambientes do comércio eletrônico. Percebeu-se que os usuários que dependem de tecnologias assistivas para utilização da web deparam-se com barreiras associadas especificamente ao contexto do comércio eletrônico, inviabilizando o acesso, bem como a interpretação de informações essenciais à realização de compra de produtos na modalidade on-line. Por fim, o estudo contribuiu para elencar recomendações de acessibilidade web para o comércio eletrônico e, consequentemente, reforçar discussões que tornem o espaço de comércio virtual mais inclusivo, de modo que as pessoas com cegueira tenham melhores experiências de navegação em sites desse segmento.Downloads
Referências
AIZPURUA, A.; HARPER, S.; VIGO, M. Exploring the relationship between Web accessibility and user experience. International Journal of Human-Computer Studies, London, v. 91, p. 13-23, 2016.
ALI, S.; ALBALUSHI, T.; ALBADI, A. Guidelines and deployment of accessibility-aware framework approach. International Journal of Web Information Systems, [s. l.], v. 13, n. 02, p. 114-139, 2017.
ALSHAMARI, M. Accessibility evaluation of Arabic e-commerce Web sites using automated tools. Journal of Software Engineering and Applications, [s. l.], v. 09, n. 09, p. 439-451, 2016.
BERNERS-LEE, T.J. Information management: A proposal. 1989.
BOSE, R. Accessibility of E-Commerce Websites for Vision Impaired Persons. 2014. Dissertação (mestrado em Ciência da Computação) - The University of Western Ontario, Ontario, 2014.
CARDOSO, M. E. de A. et al. Accessibility in E-Commerce Tools: An Analysis of the Optical Inclusion of the Deaf. In: International Conference on Universal Access in Human-Computer Interaction. Springer, Cham, p. 162-173, 2015.
EBIT-NIELSEN. Relatório Webshoppers. 2019.
GONÇALVES, R. et al. Evaluation of e-commerce Websites accessibility and usability: an e-commerce platform analysis with the inclusion of blind users. Universal Access In The Information Society, [s. l.], v. 17, n. 03, p. 567-583, jul. 2018.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação científica. Campinas: Alínea, 2003.
GUIMARÃES, Í. J. B. Acessibilidade em Websites de comércio eletrônico: avaliação através da interação com usuários cegos. 2016. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
GUIMARÃES, Í. J. B.; SOUSA, M. R. F. Acessibilidade em Websites de comércio eletrônico na perspectiva dos usuários cegos. São Leopoldo: Karywa, 2017.
HARPER, S.; YESILADA, Y. Web accessibility: a foundation for research. Springer Science & Business Media, 2008.
JOSHI, A. et al. The role of information and communication technology in community outreach, academic and research collaboration, and education and support services (IT-CARES). Perspectives in health information management, Columbus, v. 10, n. 01, 2013.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAJA, D. S. Bridging the Disability Divide through Digital Technologies. 2016.
SOHAIB, O.; KANG, K. Assessing Web Content Accessibility of E-Commerce Websites for People with Disabilities. In: Information Systems Development: Complexity in Information Systems Development. ISD2016 Proceedings, 2016.
SOHAIB, O.; KANG, K. E-commerce Web accessibility for people with disabilities. In: Complexity in Information Systems Development. Cham: Springer, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ítalo José Bastos Guimarães, Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Levi Cadmiel Amaral da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito. De acordo com a licença, deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Não é permitido aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.