Rede de coautoria institucional em Ciência da Informação: uma comparação entre indicadores de rede e os conceitos CAPES

Bruno Henrique Alves, Maria Aparecida Pavanelli, Ely Francina Tannuri Oliveira

Resumo


Este estudo tem por objetivo apontar parcerias interinstitucionais em Ciência da Informação que se formam por meio da rede de coautoria. Mais especificamente, calcular os indicadores de centralidade de grau, centralidade de intermediação e de proximidade da rede institucional, e analisar as relações entre os conceitos CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – e os indicadores presentes na rede, verificando se existe proximidade e similaridade entre eles. Realizou-se um levantamento de todos os artigos publicados nos quatro periódicos da área de Ciência da Informação, no Brasil, com publicação regular, na base SciVerse Scopusentre 2010 e 2012. Foram recuperados 237 artigos, sendo 58 em coautoria, com 117 instituições participantes. Realizou-se também a análise das relações entre as instituições com maior conceito CAPES e o número de presentes na rede, por meio dos indicadores de centralidade. Concluiu-se que os indicadores de rede e os conceitos CAPES se articulam, compatibilizando-se essas duas categorias de indicadores.

Palavras-chave


Redes de coautoria. Indicadores de rede e conceitos CAPES. Centralidade de grau. Centralidade de intermediação. Centralidade de proximidade.

Texto completo:

PDF RESUMO




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)