Desenvolvimento científico em nanotecnologia para o agronegócio: indicadores bibliométricos de produção científica a partir da Web of Science (2001-2010)

Adriana Aparecida Puerta, Leandro Innocentini Lopes de Faria, Roberto de Camargo Penteado Filho

Resumo


Analisa a atividade científica em nanotecnologia e agronegócio e objetiva-se elaborar indicadores científicos, através da bibliometria como método de análise de informações. Realizou-se a recuperação de artigos indexados na Web of Science, entre 2001 e 2010 sobre nanotecnologia e agronegócio, e a construção de indicadores bibliométricos. Quanto à produção científica, o crescimento foi significativo, apresentando aumento constante do número de publicações na área. Os resultados indicam que Estados Unidos e China são os líderes em pesquisa, sendo as áreas do conhecimento de destaque, Química Analítica e Ciências Ambientais. Como assuntos de interesse tem-se: Pesticidas, Água, Sensores e Biossensores, e Solo. Os periódicos que apresentaram maior número de publicações foram Biosensors and Bioelectronics e Analytica Chimica Acta. A pesquisa contribui para a construção do conhecimento científico em nanotecnologia para o agronegócio, sendo a bibliometria uma ferramenta imprescindível para quantificar os resultados da ciência em qualquer área do conhecimento.


Palavras-chave


Nanotecnologia; Agronegócio; Bibliometria; Indicadores científicos.

Texto completo:

PDF




Em Questão | ISSN 1808-5245 | EQ no Facebook | EQ no Google Scholar

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação  | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 | CEP 90035-007 | Porto Alegre, RS, Brasil | Fone: (51) 3308 2141| E-mail: emquestao @ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA)