Competência em Informação e Mídia no Ensino de História: observações acerca de indicações de obras cinematográficas em meios virtuais
DOI:
https://doi.org/10.19132/1808-5245272.370-391Palavras-chave:
Competência em Informação e Mídia, Ensino de História, Mídias na Educação, CinemaResumo
A presente pesquisa objetivou relacionar dados coletados em blogs e sites administrados por professores de História da educação básica com os pressupostos teórico-conceituais da media information literacy a fim de discutir a abordagem dada aos recursos cinematográficos indicados nesses meios virtuais para fins didático-pedagógicos. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo de cunho quali-quantitativo. A elaboração do estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, cujas fontes foram os meios virtuais. A análise foi pautada pelo método de Análise de Conteúdo. No que se refere aos resultados, a pesquisa observou 25 meios virtuais, dos quais nove apresentaram indicações de obras cinematográficas, totalizando 362 filmes distintos. As informações concedidas pelos docentes nos meios virtuais permitiram a identificação de aspectos voltados à competência em informação e mídia, dentre eles: menções relacionadas ao acesso, à avaliação e ao uso dos recursos fílmicos; apontamento de dados referentes à indicação de autoria nas informações postadas nos meios virtuais; observação de informações que admitissem o potencial democrático e positivo do uso das linguagens fílmicas para fins educacionais, bem como o potencial negativo, voltado à ideia de que há intenções comerciais e ideológicas por trás da produção cinematográfica. Conclui-se que é fundamental haver o aprimoramento e o desenvolvimento de habilidades e competências informacionais e midiáticas, uma vez que o acesso a recursos ‘não convencionais’ exige dos indivíduos novas habilidades. Nesse contexto, o bibliotecário se insere como agente mediador na promoção de estratégias para o uso efetivo e ético da informação.
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