Movimento (ESEF/UFRGS)

A revista Movimento é uma publicação científica da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, que conta com avaliação peer-review e permite acesso livre. Fundada em 1994, e publicada trimestralmente desde 2009, aborda temas relacionados ao campo da Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente em seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais.

Publicação trimestral

| ISSN 0104-754X | e-ISSN 1982-8918 |


Indexada em: 
SCOPUS: http://www.scopus.com
WEB OF SCIENCE (ISI): http://www.webofknowledge.com
LATINDEX: http://www.latindex.unam.mx
LILACS: http://www.bireme.br

Presente nas seguintes bases de dados:
SPORTDiscus: http:/www.ebscohost.com
LAPTOC: http://lanic.utexas.edu/larrp/laptoc.html
REDALYC: http://redalyc.uaemex.mx
PORTAL DA CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

Conceito no Qualis-CAPES

A2  EDUCAÇÃO FÍSICA

A2 EDUCAÇÃO

Fator de impacto (FI) no Journal of Citation Reports (JCR) 20140.145



Em outubro, o Comitê de Assessoramento (CA) Multidisciplinar de Saúde, que reúne as áreas de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, esteve reunido para julgar os pedidos de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ), Auxílio à Realização de Eventos (ARC) e Bolsas no País e Exterior pertinentes ao referido CA.  Além do tradicional julgamento, os membros do CA Multidisciplinar em Saúde decidiram elaborar conjuntamente um documento intitulado "Bolsas de Produtividade em Pesquisa: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional", o qual pode ser visualizado na íntegra com um clique sobre o título. Esse documento tem o objetivo de tornar público os critérios adotados pelo comitê para concessão de bolsas PQ, bem como estimular um amplo debate acadêmico-científico em torno destes critérios de avaliação.

 


Prezados leitores e colaboradores

A revista Movimento está implementando um modo de "publicação avançada" (semelhante ao "ahead of print" quando havia a versão impressa). O processo adotado será o seguinte:
1. Inicialmente serão publicados os títulos e os resumos dos 25 trabalhos que farão parte do fascículo.
2. Depois disso, serão publicados os trabalhos no formato PDF, na íntegra, na medida em que estiverem prontos (revisados e editorados), sem a necessidade de fechamento do fascículo como ocorria anteriormente.
3. Quando todos os trabalhos tiverem sido disponibilizados no formato PDF o fascículo será considerado publicado.

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 22, n. 1, jan./mar. 2016 (publicação avançada)

Sumário

Editorial

EDITORIAL
Comissão Editorial

Artigos Originais

UMA REVISTA EM MOVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A SUBÁREA SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA (2004-2014) PDF-POR
Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, Juliana Martins Cassani Matos, Wagner dos Santos, Murilo Eduardo dos Santos Nazário 11-34
ANÁLISE DE CONTEÚDO NA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO SOBRE ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PDF-POR
Larissa Cerignoni Benites, Juarez Vieira do Nascimento, Michel Milistetd, Gelcemar Oliveira Farias 35-50
APLICACIÓN DE UN PROGRAMA DE INTERVENCIÓN PARA LA MEJORA DE LA COMPRENSIÓN TÁCTICA EN FÚTBOL SALA: UN ESTUDIO EN CONTEXTO EDUCATIVO PDF-ESP (Español)
Alba Praxédes Pizarro, Luis García González, Álvaro Moreno Cortés, Maria Perla Moreno Arroyo, Alberto Moreno Domínguez 51-62
ENTRE O LAZER ESPORTIVO PARTICIPATIVO E AMBIENTAL E O LAZER TURÍSTICO - AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER EM BROTAS/SP PDF-POR
Olívia Cristina Ferreira Ribeiro, Sílvia Cristina Franco Amaral 63-74
EXERCÍCIOS QUALITATIVOS DE AVALIAÇÃO COM RITMO, EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PDF-POR
Flávio Soares Alves 75-88
HOMENS NO “LIMITE” DAS DORES NA MUSCULAÇÃO DE UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DE BAIRRO POPULAR: UMA ETNOGRAFIA SOBRE FORMAS PLURAIS DE EXPRESSÃO DA MASCULINIDADE PDF-POR
Alan Camargo Silva, Jaqueline Ferreira 89-98
A GINÁSTICA COMO DISPOSITIVO ANTIONANISTA NA CONFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO SÉCULO XIX NA ESPANHA: O NASCIMENTO DE UMA DISCIPLINA ESCOLAR PDF-ESP (Español)
Xavier Torrebadella-Flix, Miguel Vicente-Pedraz 99-114
TRADIÇÃO NO KUNG FU: MESTRES BRASILEIROS ENTRE PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES PDF-POR
Marcio Antonio Tralci Filho 115-128
“É LAZER, TUDO BEM, MAS É SÉRIO”: NOTAS SOBRE LAZER A PARTIR DO COTIDIANO DE UMA EQUIPE MÁSTER FEMININA DE VOLEIBOL PDF-POR
Ariane Corrêa Pacheco, Marco Paulo Stigger 129-142
DENTRO DE LA ESCUELA, CON LA ESCUELA ADENTRO: INDAGANDO EN EL PROCESO DE LA PROPIA SOCIALIZACIÓN SOBRE EL CUERPO EN LOS RECREOS Y EN LA CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA A TRAVÉS DE UN EJERCICIO DE TRIO-ETNOGRAFÍA PDF-ESP (Español)
Lucio Martinez-Alvarez, Alfonso García-Monge, Nicolás Julio Bores-Calle 143-156
LA IMPORTANCIA DE LA AUTORREGULACIÓN Y LA EMPATÍA EN LA FORMACIÓN DOCENTE PDF-ESP (Español)
Canales Lacruz Inmaculada, Rovira Gloria 157-172
ESPORTIVIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM DISPOSITIVO E SEUS REGIMES DE ENUNCIAÇÃO PDF-POR
Franciele Roos da Silva Ilha, Álvaro Moreira Hypolito 173-186
AS PRÁTICAS CIRCENSES NO “TEAR” DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: NOVAS TESSITURAS PARA ALÉM DA LONA PDF-POR
Rita de Cassia Fernandes Miranda, Eliana Ayoub 187-198
MANIFESTAÇÕES SOCIAIS E MÍDIA NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013: ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL PDF-POR
Silvan Menezes dos Santos, Giovani de Lorenzi Pires 199-210
A SEMIÓTICA DO FUTEBOL TELEVISIVO: NARRATIVAS IMERSIVAS, INTERVALARES E FRAGMENTADAS PDF-POR
Marcio Telles da Silveira, Alexandre Rocha da Silva 211-222
DESARROLLO DE VALORES Y ACTITUDES A TRAVÉS DE LA CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA
Didier Fernando Gaviria Cortes, Francisco Javier Castejón Oliva
PRÁTICAS CORPORAIS MEDICALIZANTES: DIAGNOSTICANDO A REVISTA VIDA SIMPLES
George Saliba Manske, Thaís Silveira Barcelos
ESTUDO OBSERVACIONAL DO SEXISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO SUL DA ESPANHA
Óscar DelCastillo-Andrés, María del Carmen Campos-Mesa, Caroliona Castañeda, Gloria González
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA BRINQUEDOTECA.
José Francisco Chicon, Leilane Lauer Huber, Thais Rodrigues Mardegan Albiás, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Adriana Estevão
A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 NA REGIÃO SUL DO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ESPAÇOS DA CIDADE
Emília Amélia Pinto Costa Silva, Simone Rechia, Javier Olivera Betrán
A MÍDIA IMPRESSA E O POLO AQUÁTICO BRASILEIRO: O MITO DE ALADAR SZABO
Silvio de Cassio Costa Telles, Rômulo Meira Reis, Rodrigo Vilela Elias, Elizabeth Rose Assumpção Harris

Ensaios

ENTRE O OFÍCIO DE ALUNO E O HABITUS DE PROFESSOR: OS DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Samuel de Souza Neto, Flavia Medeiros Sarti, Larissa Cerignoni Benites
POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Marlon André da Silva, Lisandra Oliveira e Silva, Vicente Molina Neto
EDUCAÇÃO FÍSICA E TEORIA DAS CINCO PELES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA - PHYSICAL EDUCATION AND FIVE SKINS THEORY: A SYSTEMATIC REVIEW - EDUCACIÓN FÍSICA Y TEORÍA DE CINCO PIELES: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA
Dênis Oliveira Decussatti, Fábio Luís Santos Teixeira, Iraquitan Oliveira Caminha

Resenhas e Midias

RESENHA SOBRE O LIVRO "EVENT POWER: HOW GLOBAL EVENTS MANAGE AND MANIPULATE" DO AUTOR CHRIS ROJEK
César Teixeira Castilho


 


Movimento
Escola de Educação Física | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
Telefone: 51 33085882 | Fax: 51 33085811
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio