Filosofia do idealismo mágico operacionalizada nas técnicas de transição da imagem do ecossistema analógico para o digital

Cláudio Clécio Vidal Eufrausino

Resumo


O propósito deste artigo é investigar como a corrente filosófica chamada idealismo mágico – que, posteriormente, influenciou pensadores como Walter Benjamin e Michel Foucault – relacionam-se à transformação digital da imagem. Analisa-se, especificamente, o caso da restauração e da colorização digitais de imagens antigas. É trabalhada a hipótese de que estes processos encontram identidade na tensão entre a ascensão e o declínio da aura. Noção, por meio da qual Benjamin reflete sobre o conflito entre a unicidade da experiência do tempo e do espaço e a reprodutibilidade técnica. Os referidos movimentos da aura estão, conforme as ideias trabalhadas, associados à transição de imagens do ecossistema analógico para o digital. PALAVRAS-CHAVE: Imagem. Transformação digital. Aura. Ecossistema comunicacional. Reprodutibilidade técnica.

Palavras-chave


Imagem; transformação digital; aura; ecossistema comunicacional; reprodutibilidade técnica.

Texto completo:

PDF


Em Questão | ISSN 1808-5245

Classificação Qualis: A2 - Comunicação e Informação; B2 - Ciências Ambientais; B3 - Administração, Ciências Contábeis e Turismo; B4 - Sociologia; B5 - Engenharias I.

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação | Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rua Ramiro Barcelos, 2705, CEP 90035-007 - Porto Alegre, RS, Brasil | E-mail: emquestao@ufrgs.br 

Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos