Geometria Dinâmica 3D – novas perspectivas para o pensamento espacial

Márcia Notare, Marcus Basso

Resumo


Neste trabalho se discute possibilidades de contribuição do uso de ferramentas de Geometria Dinâmica 3D na aprendizagem de conceitos e na resolução de problemas de Geometria Espacial. A partir da resolução de problemas envolvendo construções geométricas tridimensionais e ancorados em conceitos piagetianos de representação do espaço, analisa-se as soluções propostas por estudantes de Curso de Pós-graduação via uso do software GeoGebra 3D. Os resultados apontam que o uso de software de geometria dinâmica amplia as possibilidades de raciocínio espacial.

Palavras-chave


GeoGebra, Geometria Dinâmica 3D, pensamento espacial, representação, resolução de problemas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70683

Direitos autorais 2017 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br