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SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº66

 

Submissões encerradas

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 03/05/2019. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na ORGANON Nº66 - O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.

 
Publicado: 2019-05-03
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS - ORGANON Nº66

 

As submissões para o volume "O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO" foram prorrogadas até o dia 30 de abril de 2019.

Até lá os autores ainda podem enviar artigos.

 
Publicado: 2019-03-19
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº66

 

O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

A internacionalização da educação do ensino superior, aqui entendida como o processo de integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, e/ou funções da educação, não é um fenômeno novo. No entanto, apenas recentemente a internacionalização tornou-se objeto de estudo de modo mais sistemático. O número 66 da Revista Organon está sendo organizado em torno do tema “O papel das línguas na internacionalização da educação”. Dessa forma, a revista receberá artigos originais (em português, inglês ou espanhol) que tratam da inter-relação  entre internacionalização e questões linguísticas tais como:

  • Políticas Linguísticas

  • Bilinguismo / Multilinguismo

  • Aprendizagem integrada de língua e conteúdo

  • Língua adicional como meio de instrução

  • Língua(s) para fins de pesquisa e publicação

  • Língua e mobilidade acadêmica

  • Internacionalização em Casa (“Internationalization at Home”)

  • Formação  docente para internacionalização

  • Currículo e Práticas pedagógicas

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs.br/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista. O prazo limite para entrega é 30 de abril de 2019.

Organizadores: Simone Sarmento (UFRGS/Brasil), Ron Martinez (UFPR/Brasil)  e Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canadá)

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The role of languages in the internationalization of education

Internationalization of education, here understood as the process of integrating an international, intercultural, or global dimension into the purpose, functions or delivery of education is not a new phenomenon. However, it was only recently that internationalization became an object of study. The theme for Issue 66 of Organon is “The role of languages in the internationalization of education”. Thus, the journal will receive original articles (either in Portuguese, English or Spanish) which deal with the interconnection between internationalization of education and language matters such as:

  • Language Policies

  • Bilingualism/Multilingualism

  • Content and Language Integrated Learning

  • Additional language(s) as a Medium of Instruction

  • Language for research and publication purposes

  • Language and academic mobility

  • Internationalization at Home

  • Curriculum development and pedagogical practices

The articles must be submitted online through our Online Submission Website (www.seer.ufrgs/organon), following the Author Guidelines. The deadline for submitting articles is April 30, 2019.

Editors: Simone Sarmento (UFRGS/Brazil), Ron Martinez (UFPR/Brazil)  and Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canada)

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El rol de las lenguas en la internacionalización de la educación

La internacionalización de la educación de la enseñanza superior, aquí comprendida como el proceso de integración de una dimensión internacional, intercultural o global en los propósitos y/o funciones de la educación, no es un fenómeno nuevo. Sin embargo, solo recientemente la internacionalización resultó en objeto de estudio de modo más sistemático. Se organiza el número 66 de la Revista Organon con el tema “El rol de las lenguas en la internacionalización de la educación”. En este sentido, la revista acogerá artículos originales (en portugués, inglés o español) que traten de la interrelación entre internacionalización y temas lingüísticos tales como:

  • Políticas Lingüísticas

  • Bilingüismo/Multilingüismo

  • Aprendizaje integrado de lengua y contenido

  • Lengua adicional como medio de instrucción

  • Lengua(s) para fines de investigación y publicación

  • Lengua y movilidad académica

  • Internacionalización en Casa (Internationalization at Home)

  • Formación docente para la internacionalización

  • Currículo y Prácticas Pedagógicas

Los artículos deberán ser sometidos por el sistema (www.seer.ufrgs.br/organon) siguiendo las reglas de submisión de la Revista. La fecha límite para la presentación de textos es el 30 de abril de 2019.

Editores: Simone Sarmento (UFRGS/Brasil), Ron Martinez (UFPR/Brasil) y Laura Knijnik Baumvol (UBC/Canadá)

 
Publicado: 2019-01-22
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº65

 

Submissões Encerradas

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 31/08/2018. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na ORGANON Nº65 - LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: O VITORIANISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS.

 
Publicado: 2018-09-19
 

CHAMADA PÚBLICA – ORGANON Nº65

 

LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA: O VITORIANISMO E SEUS DESDOBRAMENTOS

A Revista Organon convida autores a submeterem artigos inéditos voltados para a análise do Vitorianismo ou de seus desdobramentos. A Era Vitoriana é uma época de contradições e contrastes, na qual uma agenda moralista e conservadora coexiste com o surgimento da modernidade. De acordo com o Professor George P. Landow, da Brown University, “na Inglaterra vitoriana é que se pode observar o surgimento do feminismo, a sindicalização dos trabalhadores, o socialismo, os problemas modernos e as tentativas de solução” (cf. LANDOW, “The Reality of Victorianism”, 1990). Essa clivagem propicia o surgimento de uma literatura fortemente influenciada pela temática do duplo, como vemos em obras de escritores como Oscar Wilde, Edgar Allan Poe, Robert Louis Stevenson, Bram Stoker, Charlotte e Emily Brontë, Herman Melville, Nathaniel Hawthorne, Charles Dickens e tantos outros. Cada qual a seu modo, esses autores traduzem com estilo e lucidez as mudanças ocorridas em seu tempo. Sendo assim, abre-se um espaço tanto para a análise de textos literários produzidos durante a Era Vitoriana, como de suas repercussões em literaturas de outras nacionalidades, de outras épocas, ou em adaptações para outros medias. Esperamos dessa forma abrir espaço – seja para uma reflexão sobre esse período de tantas transformações estéticas, seja para pontuar seus desdobramentos em produções de outros tempos e lugares.  

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo para submissão de artigos é de 10 de julho até 30 de agosto de 2018

Organizadores: Sandra Maggio (UFRGS) e Valter Henrique Fritsch (FURG).


 
Publicado: 2018-07-08
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS - Nº64

 

Submissões Encerradas

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 04/04/2018. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na ORGANON Nº64 - LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: ESTUDOS RECENTES E BASES TEÓRICAS.
 
Publicado: 2018-04-04 Mais...
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS

 
As submissões de artigo para a Organon nº 64 foram prorrogadas até o dia 31 de março de 2018.  
Publicado: 2018-03-12
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 64

 
ORGANON Nº64 - LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: ESTUDOS RECENTES E BASES TEÓRICAS

Nesta chamada, propõe-se reunir artigos em que sejam discutidas as bases teóricas da Linguística Textual, conforme esta abordagem se desenvolveu no Brasil. Os estudos linguísticos do texto avançavam, na Europa, desde a década de 70, mas é somente na década seguinte que surgem em território brasileiro. Com a publicação, em 1981, do texto Por uma gramática textual, da autoria de Ignacio Antonio Neis, são influenciados pesquisadores, como Ingedore Villaça Koch e Luiz Antônio Marcuschi, que passam a publicar sobre análises de texto. A partir daí desenvolvem-se estudos com variados enfoques, por diferentes autores, de diversas universidades brasileiras, evoluindo da coesão aos padrões de textualidade e à coerência, e também tratando de temas, como progressão temática, intertextualidade, tipologia de textos, argumentação, entre outros. Além disso, especialmente após a introdução, no Brasil, de estudos, como os de Mondada e Dubois e de Apothéloz, aspectos sobre a referenciação e seu funcionamento discursivo também passam a ser abordados. Da evolução dos estudos do texto, não apenas no Brasil, salientamos um aspecto: a noção de texto foi submetida a constantes reelaborações, por influência das Teorias Enunciativas, dos estudos em Análise da Conversação e do Sociocognitivismo. Todas essas vertentes trouxeram importantes contribuições para o avanço nos estudos do texto. No entanto, pelas diferentes concepções de língua que estão em jogo, essa fusão pode ser a origem de alguns conflitos teóricos, sobre os quais propomos maiores reflexões. Por isso, a proposta, nesta chamada, é a de retornar a princípios mais gerais de Linguística que norteiam os estudos do texto. Serão aceitos artigos inéditos e traduções que não apenas apresentem análises de classificações em corpus diversos, mas que sobretudo desenvolvam uma discussão dos pressupostos teóricos de que partem, contribuindo, assim, tanto para aprofundar a reflexão quanto para fornecer um panorama geral dos estudos do texto no Brasil. 

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo para submissão de artigos vai até 15 de março de 2018

Organizadores: Alena Ciulla (UFRGS) e Mônica Magalhães Cavalcante (UFC) 

 
Publicado: 2017-12-19 Mais...
 

SUBMISSÕES PRORROGADAS

 
As submissões de artigo para a Organon nº 63 foram prorrogadas até o dia 05 de setembro de 2017.  
Publicado: 2017-07-18
 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 63

 

CHAMADA PÚBLICA - ORGANON Nº 63

ORGANON Nº 63 - INDIVÍDUO E SOCIEDADE: SEUS DIÁLOGOS E EMBATES NAS LITERATURAS DE LÍNGUA FRANCESA

A presente chamada se propõe a publicar estudos originais, do Brasil e do exterior, sobre as literaturas de língua francesa, colocando em relevo a (s) problemática (s) com que se defronta o indivíduo em sua relação, às vezes harmônica, outras vezes conflitiva, com as sociedades modernas. O tema já foi literariamente expresso em diferentes propostas estéticas e artísticas, podendo se apontar, entre outras, a formulação de Montaigne, nos Essais, no final do século XVI, as de Jean-Jacques Rousseau, em diversos gêneros literários e, em meados do século XIX, as de Baudelaire, que refletiu sobre a vida moderna em suas contradições e impasses. Vale lembrar, por exemplo, que as imagens da multidão em movimento em contraste com a solidão do homem moderno estão em alguns de seus poemas e constituem tema de seus ensaios sobre a modernidade.  Também, no mesmo sentido, expressando as problemáticas do seu tempo, Baudelaire cristalizou a ideia de um cruzamento entre o transitório e o permanente para uma definição sobre o artístico. Mas, para além desta manifestação específica de fins do romantismo e das acima citadas, podem ser estudadas outras formulações ou formalizações literárias dadas ao problema, ampliando e aprofundando o debate sobre as sociedades que os textos literários revelam em diferentes períodos históricos.

Assim, a chamada para a presente publicação se propõe a reunir artigos que abordam autores, obras e projetos artístico-literários, nos diferentes gêneros literários, que colocam em perspectiva as articulações entre o individual e suas aspirações, por um lado, e a vida social, com sua conformação e regras, sua capacidade de acolhimento e inserção, suas exigências, tiranias ou recusas, por outro. Pretende-se explorar neste quadro as problemáticas do indivíduo que se encontre em sintonia com ela(s) ou, ao contrário, em tensão/oposição a ela(s), procurando adequar-se e submeter-se ou desejando reformá-la(s) ou mesmo transformá-la(s) radicalmente.

Os artigos deverão ser enviados pelo sistema (www.seer.ufrgs/organon), conforme consta das normas de submissão da Revista.

O prazo para submissão de artigos vai até 15 de agosto de 2017.

Organizadores: Robert Charles Ponge (UFRGS), Beatriz Cerisara Gil (UFRGS).

Publicado: 2017-06-05

 
Publicado: 2017-06-05
 

SUBMISSÕES ENCERRADAS

 

Submissões Encerradas

 
  

A Revista Organon encerrou a etapa de submissões de artigos para a próxima edição em 31/03/2017. Os artigos recebidos estão sendo avaliados e serão publicados na Organon nº 62, "Plurilinguismo na Educação e na Sociedade".

 
Publicado: 2017-04-01